CI

Você já ouviu falar em raça Flamenga?

Pesquisa da Epagri mantém o único rebanho puro da raça registrado no país


Foto: Divulgação Epagri

A raça Flamenga faz parte do grupo de gado vermelho das planícies do norte da Europa. A pelagem costuma ficar entre vermelho e castanho. Pode ser leiteira ou mista e tem características ideais para a criação em pequenas propriedades rurais.

Ainda que a raça Flamenga não seja propriamente do tipo carne, possui propriedades de engorde bastante boas, quando os animais são estabulados. Hoje já pode ser considerada de dupla aptidão.  A carcaça apresenta abundante musculatura no dorso e pouca nas coxas. As novilhas parem pela primeira vez com idade aproximada de dois anos a dois anos e meio. Os terneiros machos pesam 47 Kg. ao nascer e as fêmeas 43 Kg. Os touros entram em serviço à idade aproximada de um ano, podendo permanecer ativos como reprodutores até os oito anos. À idade adulta, os touros atingem peso aproximado de 900 a 1.000 Kg. e as vacas 700 a 800 Kg.

A Estação Experimental da Epagri de Lages (SC) mantém o único rebanho puro registrado da raça Flamenga do país. Os exemplares chegaram no início do século passado, quando alguns touros da raça foram trazidos pelo Ministério da Agricultura da época para fazer melhoramento do gado crioulo que estava na região e tinha baixa produtividade. Mais tarde, um rebanho de 40 vacas puras, vindas da Argentina, foram incluídas no rebanho. Os animais mostraram boa adaptabilidade às características de clima e de produção forrageira da região, além de produção de leite e carne de qualidade.

Esse rebanho permanece no local e o objetivo é manter a genética desse material para servir de base para trabalhos de pesquisa e melhoramento da raça. O pesquisador Vilmar Francisco Zardo conta por que a Epagri aposta na raça: “Como as vacas são boas produtoras de leite, tanto em quantidade quanto em qualidade, e têm essa característica de ter um terneiro de boa qualidade, nós percebemos que produtores de queijos artesanais e queijo serrano podem optar por essa raça e, além do leite para produzir o queijo, ter o terneiro para fazer o comércio”.

Os pesquisadores estão avaliando o ganho de peso dos terneiros, o cruzamento com raças comuns e a avaliação desse tipo de cruzamento em termos de qualidade de leite e produção de carne.

“Nós resolvemos fazer essas avaliações porque ainda faltam informações sobre o potencial de produção de carne dos machos que são produzidos com a raça Flamenga. O que a gente está pesquisando é se essa carcaça com sangue Flamengo vai atender a exigência dos frigoríficos e a demanda do consumidor”, explica Vanessa Ruiz Favaro, pesquisadora da EEL.

Resultados

Nos experimentos que avaliaram a qualidade da carne, os animais, todos meio-sangue Flamengo, tiveram ganho médio diário de 1,3 kg/animal. Com esse ganho de peso, eles atingiram o peso de abate aos 26 meses de idade.

De acordo com a avaliação dos pesquisadores, foram abatidos animais jovens e com peso elevado. O peso final de abate foi de 570kg, com rendimento de carcaça de 53%. Esses índices são todos desejados pela indústria frigorífica. O peso da carcaça após o abate dos animais foi de 300kg, enquanto os frigoríficos exigem 210kg como peso mínimo da carcaça.

Pensando em atender a demanda do mercado consumidor, a equipe também analisou a qualidade da carne com testes de maciez. Em laboratório, é medida a força necessária para cortar um feixe de fibras musculares – índices menores de 4,5 indicam carnes macias. Nesse experimento, a carne meio-sangue flamenga obteve índice 3, mostrando com boa aceitação por parte dos consumidores.

Na avaliação dos pesquisadores, o único ponto que ainda precisa ser melhorado é a deposição da gordura nas carcaças. Os animais meio-sangue Flamengo avaliados apresentaram a gordura mínima exigida pelos frigoríficos, mas sem uma distribuição uniforme na carcaça. “Esse é um ponto que vamos fazer mais pesquisas para melhorar”, planeja Vanessa.Animais avaliados apresentaram os requisitos de qualidade demandados tanto pela indústria frigorífica quanto pelo mercado consumidor.

*Com informações da Epagri 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.