CI

Você sabe para que serve o rolo-faca?

Epagri explica a funcionalidade do equipamento


Foto: Divulgação Epagri

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) atende muitos produtores que fazem uso do rolo-faca no preparo de suas lavouras. Se na década de 80 o equipamento era usado para manejar culturas de verão e inverno, hoje é fundamental para a melhoria no sistema de produção, como o plantio direto.

O rolo-faca é usado para fazer o amassamento uniforme das plantas de cobertura ou dos restos da cultura anterior, mantendo toda a palhada no solo. Esse é um dos pilares do plantio direto onde manter a palhada em cima do solo melhora as características físicas, químicas e biológicas.

Deve ser usado quando as plantas de cobertura estão na fase de grão leitoso. “Nesse momento, a planta concluiu o ciclo de crescimento radicular e da parte aérea, armazenando nutrientes em suas estruturas. Acamadas, em breve devolverão ao solo essas reservas”, explica o agrônomo da Epagri, Zolmir Frizzo.

Também pode ser usado na picagem de resteva de milho, para a destruição de soqueiras de algodão, manejo da vegetação, para acamar a palha do arroz, evitando o rebrote e a consequente disseminação do arroz vermelho, entre outras aplicações. O emprego do rolo-faca apresenta também as vantagens de reduzir a erosão eólica, viabilizar a emergência de plantas invasoras a serem combatidas, desde que feita logo a seguir da colheita, facilitar a drenagem e permitir melhor estabelecimento de pastagens de inverno na integração lavoura-pecuária.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.