CI

Vulcão na costa da África pode gerar Tsunami no Brasil?

O alerta amarelo é o segundo mais alto de quatro níveis de atenção para a escala de atividade vulcânica


Foto: Pixabay

Adormecido por décadas, o vulcão Cumbre Vieja começou a dar sinais de atividade moderada desde o último sábado (11), localizado em La Palma, nas ilhas Canárias, na costa do continente africano, está com sinal amarelo para risco de erupção. O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, em volta do vulcão, no sul da ilha de La Palma.  As Ilhas Canárias estão a cerca de 100 quilômetros da costa do Marrocos. Além desse vulcão, há outros nas ilhas, como o de Teide, na ilha de Tenerife, e o de Timanfaya, na ilha de Lanzarote.

O alerta amarelo é o segundo mais alto de quatro níveis de atenção para a escala de atividade vulcânica. O Instituto Geográfico Nacional disse que não há evidência de que pode haver uma erupção imediata, mas a situação pode mudar rapidamente. Espera-se mais tremores nos próximos dias.

Mas o que de fato chamou a atenção nesta quinta-feira, foram as diversas postagens na internet sobre o assunto, é que o vulcão é capaz de gerar grande tsunami no Nordeste brasileiro.  Para uma erupção vulcânica gerar um tsunami, seriam necessários alguns fatores como quantidade e velocidade de um possível desmoronamento de parte da terra da ilha onde está o La Cumbre Vieja para o Oceano Atlântico, que, inclusive, não costuma ter tsunamis como os oceanos Pacífico e Índico.

Mariana Gandra, oceanógrafa, acredita em poucas chances de acontecer. "Impactos na costa brasileira, principalmente no Norte e Nordeste seriam sentidos caso houvesse um deslizamento muito grande junto da erupção. Ainda seria preciso avaliar o grau de perturbação no mar e como isso se propagaria ao longo da bacia do Atlântico, para saber os reais efeitos na altura de onda da costa brasileira ", ressaltou Mariana Gandra.

O que é um tsunami?
Tsunami, palavra de origem japonesa que significa “onda de porto” (tsu = porto; nami = onda), é uma onda gigante que se forma no oceano por meio de grandes perturbações nas águas, que podem ter origens diversas, desde movimentos tectônicos no assoalho oceânico até mesmo o impacto de um meteorito. Os tsunamis têm elevado potencial destrutivo e podem trazer consequências avassaladoras para as áreas atingidas.

Os fenômenos de ordem tectônicas são as principais causas das ondas gigantes características dos tsunamis, principalmente abalos sísmicos que se originam no assoalho oceânico. Sua ocorrência é mais comum em áreas de instabilidade tectônica, em que há o encontro de diferentes placas, o que caracteriza, assim, uma zona de falha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.