CI

Webinar Aleris aborda o desempenho de bovinos com o uso da cultura de levedura

Evento online contou com apoio da Gesta’Up, empresa especializada em soluções integradas para pecuária de corte


Foto: Marcel Oliveira

O webinar “O Impacto da Cultura de Leveduras no Desempenho de Bovinos em Confinamento: resultados e benefícios”, aconteceu na última quinta-feira (09/12, às 19h30), reunindo especialistas referências na pecuária de corte. Nomes de expressão na atividade como Ricardo Manzano, Mikael Neumann, Mariana Nascimento e Giuliano Pavani Campos compuseram a programação.

Daniel Nazarian, CEO da Aleris, iniciou o webinar apresentando a empresa e a cultura de levedura, aditivo nutricional natural contido na linha Cultron, tecnologia exclusiva Aleris. “Em 2016 iniciamos o desenvolvimento da primeira cultura de levedura do Brasil, buscando oferecer para a produção pecuária nacional produtos consistentes com o resultado, aí surgiu a linha Cultron”, exaltou para os participantes do encontro.

Na sequência, Ricardo Manzano, médico veterinário, Mestre em Produção Animal, PhD em Ciência em Pastagens e Pós-doutorado em Suplementação Mineral para Gado de Corte trouxe à tona todos os benefícios esperados da cultura de levedura na pecuária. “A melhora da eficiência alimentar e aumento do ganho de peso diário são benefícios claros esperados no fornecimento da linha Cultron para bovinos em confinamento”, destacou.

O Prof. Mikael Neumann, Doutor em Zootecnia em Produção Animal sub área Nutrição de Ruminantes, seguiu com a apresentação apoiado em dados de experimentos realizados no laboratório de nutrição animal da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro, Guarapuava/PR). “Foi uma grande satisfação trabalhar em parceria com a empresa Aleris. Neste experimento confrontamos uma dieta controle versus a linha Cultron e observamos resultados surpreendentes e positivos”, recordou.

O experimento ocorrido entre 9 abril a 28 de agosto de 2020 nas instalações no Núcleo de Produção Animal (Nupran) junto ao Curso de Mestrado em Ciências Veterinárias da Unicentro, avaliou o desempenho produtivo, o comportamento digestivo, a digestibilidade aparente da ração e as características de carcaça de novilhos de corte terminados em confinamento alimentados com diferentes tipos de leveduras (Saccharomyces cerevisiae).

“O uso da cultura de levedura apresentou resultados superiores durante todo o período de confinamento, apresentando maiores ganhos de peso médio diário e melhor otimização da conversão alimentar comparativamente àqueles animais que consumiram a dieta controle”, inseriu Mikael. Efeitos que, na sua avaliação, em ambiente ruminal se tornam ponto de partida para uma cascata de eventos positivos, que somados, se tornam responsáveis por resultados positivos ao trabalhar com cultura de leveduras.

Outra a trazer uma rica abordagem foi a Coordenadora Técnica da Aleris, Mariana Nascimento, zootecnista com Mestrado em Ciências Veterinárias e Doutora em Zootecnia, apresentando os efeitos da linha na imunidade animal. “Dados comprovam e ajudam a entender que, de forma geral, o efeito do Cultron vai além da estabilidade ruminal, melhora o status de saúde geral dos bovinos”, acrescentou.

Ao fim, os participantes contaram com uma mesa redonda virtual, momento dedicado para sanar questões específicas sobre tudo o que foi apresentado no encontro. O integrante do time ruminantes da Aleris, Giuliano Pavani Campos, zootecnista especializado em Produção de Ruminantes, conduziu os trabalhos e se diz satisfeito com a qualidade das perguntas levadas à tona. “O resultado do encontro se dá pelo interesse dos presentes e isso ficou muito claro durante este espaço dedicado. Servir e compartilhar informações é uma das principais característica do nosso time”, concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.