CI

Workshop discute sobre produção agroflorestal em Rondônia

Entre terça e sexta-feira (2 a 5 de maio) será realizado o II Workshop Cadeias de produção Agroflorestal Prioritárias da Amazônia


Foto: Divulgação

Entre terça e sexta-feira (2 a 5 de maio) será realizado, em Ouro Preto do Oeste (RO), o II Workshop Cadeias de produção Agroflorestal Prioritárias da Amazônia, promovido pela Embrapa Rondônia e Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Serão 23 palestras apresentadas por especialistas em seis cadeias de produção: açaí, castanha-da-amazônia (ou castanha-do-pará, castanha-do-brasil), cacau, café Robustas Amazônicos, leite e serviços ambientais. 

O objetivo do evento é reunir diversos atores ligados a essas cadeias produtivas e fortalecer e expandir a colaboração entre diversas instituições públicas e privadas. Além disso, busca-se avançar na proposição de estratégias políticas e iniciativas voltadas para o desenvolvimento dessas culturas na região. 

“A ideia para o evento surgiu a partir do entendimento de que o uso sustentável do solo e da água é fundamental para impulsionar a economia regional, promovendo a qualidade de vida da população em harmonia com a conservação ambiental”, afirma o pesquisador Paulo Wadt.

Cacau 

Rondônia é o quarto maior produtor de cacau no Brasil, mas sua produção representa menos de 1% do mercado nacional. Ainda assim, cerca de 10 mil famílias no estado têm na cultura do cacau uma de suas principais fontes de renda. Esse evento será uma oportunidade para os principais envolvidos na produção de cacau no sudoeste da Amazônia se reunirem. Durante os dois primeiros dias 92 e 3 de maio) pesquisadores, profissionais de extensão rural, produtores, empresários, estudantes e gestores públicos se encontrarão para discutir e trocar ideias sobre essa importante cadeia produtiva. O evento contará com palestras abordando temas como a estratégia nacional para a recuperação da cacauicultura, conservação de banco de germoplasma, sistemas de produção para o cacau na Amazônia, desafios do mercado nacional e tecnologias de validação da qualidade sensorial do cacau.

Nas oficinas, serão apresentados os principais projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, debatidas as demandas do setor produtivo e discutidas políticas locais, como a criação da Indicação Geográfica do Cacau de Rondônia e novas iniciativas para fortalecimento da cadeia de produção. A programação inclui ainda uma reunião extraordinária da Câmara Setorial do Cacau em Rondônia.

Castanha 

No caso da cadeia da castanha-da-amazônia, as discussões começam na quinta (4 de maio) e o foco será em tecnologias para valorização do produto e reposicionamento no mercado internacional, com um olhar especial para a castanha de Rondônia. Na conferência e nas palestras, os especialistas convidados irão pontuar suas principais considerações sobre mercado e qualidade da castanha-da-amazônia, trazendo novas abordagens para o desenvolvimento da cadeia.

“Serão apresentados oito projetos e propostas de Pesquisa e Desenvolvimento com a finalidade de construir arranjos e parcerias futuras para promoção e inserção da castanha de Rondônia em mercado diferenciado”, afirma a chefe-geral da Embrapa Rondônia, a pesquisadora em genética da castanheira, Lúcia Wadt. 

O evento acontecerá no auditório do Graúna Resort Hotel (Ouro Preto Do Oeste) e além da participação presencial, o workshop será transmitido ao vivo pelos canais oficiais no YouTube do Núcleo Noroeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições parceiras. As inscrições podem ser feitas até o dia 01 de maio de 2023 no  site https://www.even3.com.br/caminhosamazonia2/

O evento é promovido pela Embrapa, Núcleo Regional Noroeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Comissão Executiva de Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e patrocinado pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimentos das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Cordenadoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Governo de Rondônia (InvestRondônia), com apoio da (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé),Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Instituto Federal de Rondônia (IFRO),Cordenadoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Governo de Rondônia (InvestRondônia), Centro de Estudos RioTerra (RioTerra),Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri),Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas( Sebrae),Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec),Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.