CI

Broca do talo

Broca, broca do olho (Castnia icarus) Culturas Afetadas:

A broca-do-talo, também denominada vulgarmente broca-do-olho ou broca-gigante, somente é encontrada na cultura do abacaxizeiro nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, podendo ser considerada importante devido ao seu potencial de infestação em várias regiões produtoras.

Castnia icarus tem sido relatada em alguns hospedeiros como ananás e bananeira.

Danos: Essa praga ataca o talo da planta abrindo enormes galerias e provocando o seu definhamento gradativo. A planta, antes de morrer, normalmente emite uma brotação lateral. As lagartas podem ser encontradas no interior do fruto, sem, no entanto, abrirem galerias no pedúnculo. Tanto em mudas como em plantas em crescimento, ocorre destruição da parte central da roseta foliar, do talo, exsudação de resina e, em seguida, a morte. Nos frutos, os danos são irreversíveis.

Controle: O controle desse inseto pode ser efetuado através dos seguintes métodos:

a) Controle mecânico - Deve-se efetuar inspeção periódica na área de cultivo e ao se detectar sua presença, deve-se arrancar as plantas atacadas, cortar o caule, localizar a lagarta e destruí-la.

b) Controle biológico - Existem relatos de parasitismo das lagartas desta praga por Apanteles spp. Existe, também, patogenicidade de Beauveria bassiana e Metarhyzium anisopliae sobre lagartas de segundo ínstar.

c) Controle químico - Uso de fosforados registrados para a cultura.

Fotos

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.