Buva (Conyza canadensis)

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI

Buva

voadeira, voadeira-do-Canadá (Conyza canadensis)

Culturas Afetadas: Ameixa, Cana-de-açúcar, Eucalipto, Milho S.P.D., Soja, Soja S.P.D.

Sinônimos: Erigeron canadensisErigeron pusillusTrimorpha canadensis

As espécies do gênero Conyza hibridizam facilmente entre si, dando origem a híbridos com caraterísticas intermédias o que dificulta ainda mais a identificação. Porém, C. canadensis distingue-se das outras espécies de Conyza por apresentar brácteas involucrais glabras, enquanto que 
C. bonariensis e C. sumatrensis têm brácteas densamente peludas e  lígulas bem visíveis.

Esta espécie é 
anual de até 150 cm de altura, sendo espécie  infestante ruderal , muito frequente em áreas perturbadas, áreas urbanas, margens de vias de comunicação, campos abandonados, baldios, valetas e campos cultivados pouco cuidados (solos removidos e enriquecidos em nutrientes). Surge também em áreas naturais e seminaturais normalmente associada a eventos de perturbação. Forma áreas densas que impedem o desenvolvimento de vegetação nativa e de plantas cultivadas.

As metodologias de controlo usadas em C. canadensis incluem:

1) Manual: prática de capina.

2) Mecânico: através do uso de práticas agrícolas de mobilização do solo (lavoura, gradagem). Devem ser realizadas antes da floração.

3) Controlo químico: A aplicação de herbicida deve ocorrer nos estádios iniciais de desenvolvimento da planta, antes do eixo primário estar desenvolvido.