CI

Cercosporiose

(Pseudocercospora cruenta) Culturas Afetadas: Feijão-caupi

SinônimoCercosporiosis canescens, Cercospora canescens

Esse fungo tem sido relatado em regiões produtoras de feijão do continente americano. No Brasil estados como Amazonas, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. 

Sintomas: Plantas apresentam no campo lesões de coloração marrom a ferruginosa, de forma que fariam de irregulares, essas coalescem para formar uma formar uma grande área necrosada. Nas folhas as lesões irregulares de coloração marrom avermelhado a marrom ferruginosa, centro marrom pálido, bege ou cinza. A frutificação é mais abundante na face abaxial, os sintomas também podem ocorrer  no caule, cotilédones e vagens.

Controle: Existem algumas variedades de feijão obtidas no México, Colômbia e Venezuela, que são resistentesEm áreas com alta incidência da doença, recomenda-se a rotação de cultura com milho e outros cereais para reduzir a fonte de inóculo primário. Aplicações de fungicidas no começo da cultura garantem bom controle da doença.

Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.