CI

Ferrugem linear

Ferrugem amarela (Puccinia striiformis) Culturas Afetadas: Trigo

A ferrugem linear ou ferrugem amarela do trigo (Triticum aestivum) é causada pelo fungo Puccinia striiformis. O nome da doença é devido à coloração e à distribuição das urédias nas folhas. Essa é uma doença de ocorrência esporádica no Brasil, havendo poucos estudos sobre ocorrência, epidemiologia, danos e controle. Na literatura estrangeira são relatadas perdas de 5 a 50%.

Danos: Sobre as folhas podem ser observadas as urédias do fungo, que possuem coloração amarela e são dispostas em longas estrias lineares, paralelas ao sentido das nervuras das folhas.

Controle: O uso de plantas resistentes é a medida de controle preferencial. Outra medida de controle é a redução das fontes de inóculo primário através da eliminação das plantas de trigo voluntárias.

Realizar pulverizações com fungicidas específicos, registrados para a cultura.

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7