CI

Mancha avermelhada dos grãos

(Epicoccum nigrum) Culturas Afetadas: Arroz

Sinônimos: Epicoccum oryzae, Epicoccum neglectum e Epicoccum purpurascens

A doença provoca perdas devido à depreciação comercial dos grãos que se apresentam com manchas rosadas a vermelhas. Essa doença ocorre apenas quando as espigas se acamam antes da colheita e os grãos ficam em contato com o solo. Epicoccum nigrum é considerado um patógeno fraco e saprófito comum do solo.

Esse fungo ocorre em muitas regiões produtoras, principalmente em função de seu caráter de saprófito comum do solo. Epicoccum nigrum desenvolve-se sobre inúmeras espécies de plantas, principalmente em cereias como trigo e arroz.

Danos: O sintoma típico da doença é a coloração rosada a vermelha dos grãos. A doença ocorre quando as plantas se acamam antes da colheita e as panículas ficam em contato direto com o solo, tanto os grãos imaturos como os maduros podem ser infectados. Os grãos infectados geralmente não germinam ou produzem plântulas enfraquecidas.

Controle: Devido ao seu caráter de patógeno fraco, pouca ou nenhuma pesquisa tem sido desenvolvida à procura de fontes de resistência a E. nigrum, daí não se dispor de dados sobre a possível existência de variedades resistentes. Utilizar sementes limpas, livres do patógeno e adequadamente tratadas. Os restos culturais deixados no campo devem ser queimados ou enterrados profundamente.

Fotos

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.