
Mancha de ascochyta
(Ascochyta imperfecta) Culturas Afetadas:
Sinônimo: Phoma medicaginis var. medicaginis
É uma doença bastante destrutiva em regiões de clima temperado, sendo muito comum na América do Norte e Europa, onde causa reduções quantitativas e qualitativas.
Danos: Manchas pretas com bordos irregulares aparecem nas folhas, coalescendo e tomando todo o folíolo, que posteriormente amarelece e cai. A doença afeta também as hastes da planta, que apresentam inicialmente lesões verde-escuras; na base da planta, lesões negras podem ser observadas. Quando a doença é severa, a haste fica estrangulada e morre. O fungo pode causar também podridão da coroa e raízes. O desenvolvimento da doença é favorecido por temperaturas amenas e umidade relativa alta, na forma de orvalho ou chuva, condição essencial para que o picnídio libere os esporos e a infecção possa ocorrer.
Controle: O produtor deve utilizar sementes sadias e de boa qualidade. Recomenda-se também o aumento do espaço de semeadura na linha e nas entrelinhas para facilitar a circulação do vento, remover o excesso de umidade e destruir os restos culturais.