CI

Mancha-foliar

(Phomopsis sp.) Culturas Afetadas: Kiwi

Phomopsis sp. normalmente é encontrado em pecíolos secos que permanecem presos as plantas. Durante períodos de chuva os conídios são descarregados e depositados na superfície dos frutos. A doença é raramente vista em frutos verdes, sendo mais comumente observados em frutos totalmente maduros. Para seu crescimento, necessita de ferimentos, tais como pedúnculos quebrados, perfurações de insetos, e abrasões no epiderme foliar ou na superfície do fruto.

Danos: O patógeno pode infectar as folhas, as flores, os ramos e os frutos. No caso das folhas, o fungo é um invasor de tecidos previamente danificado pelo vento e pela chuva, que afeta, principalmente, folhas velhas. Frutos sadios não são infectados, mas tornam-se suscetíveis quando danificados por ferimentos durante a colheita, seleção, armazenamento, empacotamento, transporte e comercialização

Controle: Como medidas preventivas, destacam-se a remoção dos restos culturais de poda do pomar, a proteção dos ramos podados com algum fungicida e os cuidados no manuseio dos frutos, com o intuito de evitar ferimentos que favoreçam a infecção por Phomopsis sp.

Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrados para as culturas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.