CI

Mela-das-sementes

(Claviceps sulcata) Culturas Afetadas:

Anamorfo: Sphacelia sp.

 

A mela é causada pelo fungo Claviceps sulcata, o qual infecta o hospedeiro logo após a abertura das flores. Tal doença foi relatada no Brasil em 1995. O inóculo primário corresponde, possivelmente, aos escleródios, conídios e/ou de restos de panículas contaminadas com o patógeno que ficam sobre o solo.

 

Danos

Inicialmente, as flores infectadas apresentam exsudação de líquido de aspecto pegajoso, que constitui em sinal/sintoma do patógeno, e que originou a designação da doença por mela-das-sementes, sobre o qual se desenvolve o micélio hialino do fungo. Posteriormente, o exsudato se torna mais consistente, podendo envolver toda a panícula e tornando a colheita das sementes diretamente do cacho inexequível. Com o tempo, o estádio esfacelial é seguido pelo estádio esclerocial. Sobre o exsudato também se observa o desenvolvimento de saprófitas, como Cerebella sp. e Fusarium spp. Os ovários infectados aumentam de tamanho e se convertem progressivamente em esclerócios ou ergot, com formato de chifre e cor marrom acinzentada, os quais garantirão a sobrevivência do patógeno e a reinfecção do hospedeiro suscetível. Os esclerócios detectados nas condições brasileiras permanecem viáveis no solo ou no armazém junto com as sementes por longo.

 

Controle

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura e problema.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.