CI

Murcha de fusarium

(Fusarium oxysporum f.sp. cucumerinum) Culturas Afetadas:

Curcurbitáceas

Murcha de Fusarium, causada por Fusarium oxysporum f. sp. cucumerinum, é uma das doenças mais difundidas e devastadoras das cucurbitáceas. 

Danos


Essa doença vascular é causada pela colonização dos vasos do xilema. A doença pode se manifestar em quaisquer estádios de desenvolvimento, mas é mais comum em plantas no início de florescimento e frutificação. Sintomas nas folhas manifestam-se por um amarelecimento forte nas mais velhas, progredindo para as mais novas. Esse sintoma pode inicialmente ocorrer num lado da planta ou metade da folha. Os folíolos amarelos murcham e secam, mas as folhas ficam presas ao caule. Os vasos lenhosos das folhas e do caule ficam com coloração parda e aparência seca.
A medula das plantas não sofre alteração em sua cor. Os frutos geralmente não se desenvolvem, podendo ocorrer queda prematura e descoloração dos vasos.

Controle 


Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.