CI

Septoriose

(Septoria apiicola) Culturas Afetadas:

A septoriose em aipo, causada pelo fungo Septoria apiicola, é a principal doença foliar desta cultura nos Estados Unidos, podendo causar prejuízos de até 70% devido à destruição da folhagem causada pelo fungo, o que faz com que perca seu valor comercial.

Danos: Os folíolos atacados apresentam manchas circulares, inicialmente amareladas. Com a evolução da doença, as áreas atacadas adquirem coloração castanho-escura; sobre as lesões podem ser observados numerosos pontos escuros, que são os corpos de frutificação do fungo (picnídios). Em infecções severas, as lesões podem coalescer, causando queima no folíolo inteiro.

Controle: Por se tratar de um patógeno transmitido por sementes, deve-se utilizar sementes sadias e de boa qualidade e procedência para o plantio.

A principal medida de controle é o manejo adequado da irrigação e da densidade de plantas nos canteiros, de modo a não permitir o excesso de água. O solo a ser utilizado em sementeiras deve ser fumigado ou esterilizado.

O tratamento térmico das sementes pode ser realizado por imersão em água a 48 ºC por 30 minutos.

A aplicação preventiva de fungicida na fase de desenvolvimento das plantas é recomendada, como também o tratamento de sementes antes do plantio. Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.
 

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.