CI

A geoestatística no cenário da agricultura moderna



Samuel de Assis Silva

A  economia globalizada, um mercado exigente em qualidade dos produtos agropecuários e a sustentabilidade ambiental têm direcionado o setor agrícola para um maior controle das informações de produção. Busca-se uma maior eficiência na utilização de insumos, dos serviços e, principalmente, dos recursos naturais do solo e a água.

Devido a essas imposições do mercado faz-se necessário, visando uma maior rentabilidade aliada a um menor custo de produção, a utilização de tecnologias(agricultura de precisão) para viabilizar essa nova forma de lidar com a agricultura.

É fato marcante que as formas de cultivo vêem se alterando em busca da modernização com o decorrer dos anos. A Agricultura de Precisão torna-se assim uma ferramenta, além de moderníssima, de grande eficiência dentro do cenário produtivo agrícola mundial.

A Agricultura de Precisão, por meio da Variabilidade Espacial demonstra que a as propriedades do solo são espacialmente dependentes, portanto, quando uma propriedade do solo varia de um local para outro com algum grau de continuidade, expresso pela dependência espacial, a Geoestatística, que é a ferramenta sustentadora dessa nova forma de ver a agricultura, permite uma visão espacial útil ao planejamento e ao controle das informações de produção.

Um dos maiores problemas enfrentados hoje pelos produtores de todo o Brasil é o altíssimo preço dos insumos agrícolas, visto que a demanda de uma propriedade e muito alta. Porém, quando se analisa uma propriedade como uma parcela única, e que, por assim ser, deve receber a mesma quantidade de insumos desconsidera-se o  fato de que há heterogeneidade entre os diferentes pontos da mesma. A Agricultura de precisão leva em consideração essas fortes diferenças, e estuda a propriedade como diversas parcelas dependentes espacialmente.

Dessa forma, a utilização das tecnologias de informações geográficas através da Geoestatística permite amparar tecnicamente decisões estratégicas e complexas em relação ao sistema de manejo adotado, seus efeitos ambientais e na produtividade das diferentes culturas.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.