CI

Cobertura de solo no plantio direto na palha


Antonio Mauro Rodrigues Cadorin
Neste período do ano um dos fatores que preocupa a população e em especial os agropecuáristas é a possibilidade da ocorrência de focos de incêndio. Tal preocupação encontra respaldo no fato de que vivemos um período com ausência de chuvas e a presença de material inflamável. Na agropecuária esta preocupação é devida a presença especialmente da palhada oriunda de restos culturais da colheita (soja, milho, algodão, pastagens,...). O fogo é considerado uma das grandes descobertas da humanidade e seu uso na agricultura data de períodos remotos até os últimos trinta anos (Ex: palhadas de trigo) quando então passamos a adotar o sistema de semeadura direta na palha ou o plantio direto na palha (PDP). O Fogo na agricultura é um grande inimigo pela eliminação da palhada da cobertura do solo, pela escarificação de sementes de plantas invasoras, esterelização da camada superficial do solo, destruição da flora e da fauna do solo, possibilidade de avançar o fogo em áreas de reserva e preservação das propriedades.
A palhada tem a função de proteger o solo e pode ser comparada com um guarda-chuva, no verão (estação chuvosa) protege o solo da ação direta dos raios solares, mantendo a sua temperatura amena e retendo a sua umidade, o que favorece significativamente a germinação das sementes, o desenvolvimento e a produção das lavouras; protege o solo da ação desagregadora do impacto direto das gotas de água das chuvas, reduzindo a erosão, que causa a perda de solo e de água, a contaminação e o assoreamento de nascentes, rios e reservatórios de água.Na estação seca (inverno) protege o solo contra a perda de umidade provocada pelo sol e pelos ventos, resultando numa economia de água de irrigação de até 30%. Ela também tem contribuído para a redução de plantas daninhas e de doenças severas das culturas irrigadas como o mofo branco do feijoeiro, que atualmente também tem afetado a cultura da soja no verão.A palhada tem ainda outras funções extremamente nobres como proporcionar maior atividade biológica no solo potencializando o controle biológico de pragas e doenças, permitindo o aumento do teor da matéria orgânica do solo (MOS), que pode responder por até 80% da capacidade de troca catiônica (CTC) dos solos do Cerrado.
O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista na qual procura-se manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais, sendo assim, Prezado Amigo Produtor Rural nesta época do ano além das medidas preventivas ao fogo em “lavouras” temos que ficar vigilantes até a chegada das águas. Até a próxima semana e com o desejo de que esta seja muito produtiva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.