
A agricultura moderna é uma realidade vigente em todo o mundo, levando aos inúmeros adeptos dessa prática agrícola os benefícios de um modo de produção que encara o produtor rural, seja ele um grande ou pequeno agricultor, como um empresário rural.
Para atender essa tendência crescente de se trabalhar nessa empresa (campo), vem se desenvolvendo diversas técnicas de produção que tendem a alavancar a produção agrícola mundial difundindo assim esse novo modelo de agricultura por todo o mundo.
Diversos paises investem em pesquisa visando reduzir as áreas de cultivo enquanto simultaneamente elevam a produção e os rendimentos dessa mesma área, ou seja, em uma área onde se produz x, com o avanço da agricultura moderna será possível, e já é, produzir o dobro.
Uma agricultura moderna e eficiente começa no planejamento das atividades de uma propriedade, onde se busca, além de altas produtividades, a minimização de custos e a preservação do ambiente.
A agricultura moderna exige a interação de todos os fatores de produção. Assim, fatores como cultivares, fertilidade, manejo de água e controle de insetos, doenças e plantas daninhas, estão relacionados de tal modo que qualquer um deles pode ser limitante em relação aos demais.
A expansão recente do conhecimento humano, através de novas descobertas e de novas tecnologias, tem ocorrido a tal velocidade e magnitude que a obsolescência das mesmas torna-se proporcional à velocidade de ocorrência. A agricultura de precisão é uma tecnologia moderna que caracteriza de forma exemplar esta dinâmica.
O desenvolvimento dessa agricultura moderna, ecologicamente equilibrada e rentável tem levado a crescente necessidade de modelos ambientais como ferramenta importante na definição de parâmetros para uma política agrícola.
A agricultura moderna exige o uso de corretivos e fertilizantes em quantidades adequadas, de forma a atender critérios econômicos e ao mesmo tempo conservar a fertilidade do solo, mantendo ou elevando a produtividade das culturas. Um dos fatores que influencia a obtenção de melhores produtividades está baseada na adequada distribuição de nutrientes em função da necessidade dos cultivares e da variabilidade espacial existente nos solos.
A Agricultura de Precisão objetiva identificar a variabilidade espacial de certas características físico-químicas e biológicas, para um posterior monitoramento localizado de insumos, reduzindo desperdícios e conseqüentemente aumentando os lucros e mantendo a qualidade do meio ambiente.
Hoje, como sempre é fundamental o acompanhamento das inovações para que, independente do setor de atuação, o profissional, seja ele do campo ou da cidade, não fique à margem da tecnologia e da modernidade.