CI

ISSO É QUE É MARKETING!!!


Paulo Lot Calixto Lemos

Como dizia aquele grande bilionário americano: se eu quebrasse, e um dia me visse com apenas um único dólar no bolso, investiria em marketing...

Parece-me que sua receita tem sido seguida à risca... E hoje, mais do que nunca, o que mais vemos são campanhas desenfreadas de marketing, de tudo e de todos, desde produtos materiais e tangíveis como carros, bebidas ou candidatos políticos, até produtos subjetivos e intangíveis como sentimentos, emoções ou o próprio conhecimento. Enfim, tudo e todos parece estar à venda.

Como empresário, sou sempre assediado a contratar campanhas publicitárias para alavancar as vendas de meus produtos. Ai, na hora de definir o que fazer, tudo se confunde na minha cabeça, pois não sei diferenciar com exatidão o que seria propaganda, publicidade, reforço de marca, poder de marca, pós-vendas, manutenção de clientes, telemarketing, marketing direto ou a tal de campanha “marketing” propriamente dita.

Porém, tudo ficou mais fácil quando fui finalmente esclarecido, de uma forma que pode não ser a mais correta, mas extremamente simples e que pelo menos dissipou varias de minhas duvidas, e que talvez possa vir a ajuda-lo também. Assim me falaram:

Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.

Você chega pra ela e diz:

- "Oi, sou muito bom de cama. Está interessada?”.

Isso é Marketing Direto.

Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.

Você dá um toque em seu amigo. Ele chega pra ela e diz:

- "Oi, meu amigo ali é muito bom de cama. Está interessada?".

Isso é Propaganda.

Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.

De alguma maneira você descobre o telefone dela. Você telefona, bate um papinho, deixa-a a vontade, e depois diz:

- "Olhe, sou muito bom de cama. Está interessada?".

Isso é Telemarketing.

Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.

Você chega perto dela com a melhor roupa, usa o melhor perfume, dá o melhor sorriso, conversa usando todo seu charme. É polido e educado, movimenta-se com elegância, abre a porta do carro para ela. Depois olha para ela e diz:

- "Sou muito bom de cama também. Está interessada?".

Isso é Campanha de Marketing.

Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.

Você a reconhece, vai até ela, refresca sua memória, a faz rir. Então diz:

- "Continuo bom de cama. Está interessada?".

Isso é Manutençao de Clientes.

Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.

Após usar todo seu arsenal publicitário consegue passar a noite com ela. No outro dia envia-lhe um lindo buquê de flores acompanhado do seguinte cartão:

- “Olá, Já estou com saudades!”.

Isso é aplicação de Pós-Venda.

Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.

Ela vem até você e diz:

- "Oi, ouvi dizer que você é muito bom de cama. Está interessado?".

Isso é o poder da MARCA !

Mas, se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala. Usa todos os seus artifícios de marketing. A convence a sair com você, e...

- Oh meu Deus! Isso nunca aconteceu comigo antes!

Cuidado! Isso é PROPAGANDA ENGANOSA!

Paulo Lot Calixto Lemos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.