CI

Como aumentar a produtividade na sua empresa industrial familiar ou individual – parte I (Processos)


Prof. João Mariano
A partir de 1981, quando ingressei numa consultoria americana, que implantava o Sistema PERA, de produtividade, comecei a sentir que o FATOR HUMANO tinha um grande peso nos resultados dos projetos, principalmente na sua perpetuação após o término dos contratos. 

No início eu atuava na área chamada OPERACIONAL, que lidava com a coleta dos dados nas áreas de produção e sua mensuração, gerando IDR-Indicadores de Resultados, que se transformavam em períodos base, a serem usados como comparativos, com novos números coletados e analisados, dando origem a processos de avaliação, que mostravam a evolução dos resultados, em função dos sistemas implantados, dos treinamentos realizados, da presença da consultoria “full time” no ambiente operacional.  
Pedi transferência e passei a atuar nos treinamentos de formação e reciclagem de lideranças de todos os níveis, por sentir que alí, poderia fazer mais diferença, ser mais útil, seja pela formação humanística de administrador com pós em RH, seja pela de interpretar os processos de consultoria como passageiros, necessitando dar às pessoas, subsídios e ferramentas, para uma continuidade e perpetuação saudável e produtiva. 
A seguir, coloco AÇÕES, sejam nos processos ou PESSOAS, que podem ajudar suas empresas a ter melhores resultados. 
a) Ações nos Processos Produtivos : 
1.REDUZIR TEMPOS IMPRODUTIVOS : 
1a) na Movimentação : entre postos, entre áreas, de pessoas, de matéria prima, de componetes, de produtos.
 ....para gerar resultados é preciso conhecer a movimentação, estudando seus fluxos de entradas, processamentos e saídas, durante o período de trabalho, suas distorções que podem gerar perda de tempo, uso excessivo de pessoas, matéria prima e compenentes passeando dentro da fábrica ou sendo transportados de forma braçal, produtos mal posicionados ou estocados em locais inadequados....
....Um exemplo que cito é que numa fábrica de sofá, criaram células, mas os colaboradores carregavam a estrutura da 1ª plataforma para a 2ª manualmente, nos braços....
SOLUÇÃO: Implantamos um sistema de esteiras móveis entre as plataformas, estendida para a movimentação e encolhida para dar passagem entre elas.   A produtividade subiu quase 20% nas células e passamos a mensurar usando UP´s.

1b) na Alimentação : material ao lado do posto de trabalho, cuidado com a força física incompatível com a atividade, economia de movimentos físicos.
....os processos de alimentação precisam também ser analisados detalhadamente, porque às vezes com a introdução de pequenos dispositivos, de baixo custo, você consegue economizar tempo... Um exemplo que damos é numa produtora de temperos, os sacos de farinha de mandioca eram armazenados ao lado de uma máquina processadora e o operador ia pegando a partir do nível do chão e despejando no funil. em cima da máquina...com o tempo e cansaço natural, praticamente arrastava o saco pelo funil para despejar a farinha, gerando contato inadequado e contaminação dos produtos......
SOLUÇÃO: criamos uma estrutura com tubos de aço, ao lado da máquina, na mesma altura do funil e os sacos já eram depositados nela ao chegar, de forma que o esforço era menor e com isso reduzindo a contaminação dos produtos.

1c) Retrabalhos : ex: retocar lâminas (caso de fábricas de guarda roupas e outros móveis, massear produtos metálicos antes de pintar, refazer costurar em confeções por erros, consertar soldas mal feitas em metalúrgicas.
.... os retrabalhos são causados na maior parte, por problemas de mão-de-obra mal treinada, com habilidades pouco desenvolvidas, por displicência no uso dos processos, enfim, fatores que poderão ser corrigidos, se a supervisão for eficaz.  
SOLUÇÃO: uma das soluções é a implantação de um sistema de controle mais rígido e que seja fácil de medir, considerando as melhorias conseguidas  dentro de um PROGRAMA DE MELHORIAS DE RESULTADOS maior, que poderá considerar prêmios, não apenas pela PRODUTIVIDADE (aumento da produção), mas pela redução dos RETRABALHOS.  Ocorreu um aumento de 10% no volume produzido, mantendo-se os retrabalhos, o prêmio cai.  Conseguiu-se os mesmos 10% com redução de 30% nos retrabalhos, o prêmio sobe.  Com uma boa divulgação e conscientização, logo os retrabalhos serão insignificantes.

2.MELHORAR O RITMO :
2a) Rever os Padrões (E/R) :
peças, sub-conjuntos, conjuntos, produtos.
....quando se fala em rever padrões dentro de uma indústria ou mesmo um CD de supermercados ou rede de lojas, é necessário um diagnóstico mais preciso, porque é preciso confiança nos dados coletados em levantamentos que deverão ser feitos nos locais de trabalho, durante sua operação...
SOLUÇÃO: realizar um estudo, cronometrando as etapas e fases de produção das peças, da montagem dos sub-conjuntos, conjuntos e produto final e juntando tudo numa ficha técnica, que permita ter realmente, não só o TEMPO TOTAL GASTO, mas também um POSSÍVEL CUSTO, a partir da quantidade de material usado.  Os padrões são os tempos que se gasta em qualquer atividade, mesmo que ir de carro de uma cidade para outra, o tempo que o avião leva do RJ a SP, pela ponte aérea, enfim, toda atividade medível.    As E/R são Estimativas Razoáveis, que poderão ser estabelecidas antes dos estudos de TEMPOS E CRONOMETRAGEM, pelos Líderes dos Setores Produtivos  (nas fábricas), ou Operacionais (nos CD´s , Depósitos, Supermercados).  Minha E/R para tomar banho é 10 minutos, mas se medir, às vezes levo 15 minutos, em outras, com pressa, levo 5 minutos.  Você poderá comparar a E/R com o PADRÃO estabelecido após estudos mínimos de 10 cronometragens.

2b) Pessoas que Puxam a Produção em Postos Chave : sempre existirão pessoas, em processos produtivos, com ritmo mais rápido, mais dedicados, com produção maior que outros companheiros.
....se  tenho pessoas, com velocidade diferente na realização de trabalhos idênticos na produção, qual o segredo delas ? .....Há alguma forma de disseminar os jeitinhos desenvolvidos entre os demais ?.....
SOLUÇÃO : estudar visualmente as atividades daquelas pessoas diferenciadas dentro do processo, buscando ver nos seus movimentos físicos e micro-movimentos, se tem maneiras diferentes para fazer a mesma atividade com ganhos de tempo.   Comparar seus “métodos particulares” com os praticados pelos outros na mesma atividade..  Se possível, filmar, para analisar o filme em baixa velocidade, onde certos detalhes aparecem com maior clareza.  Depois disso, criar um TREINAMENTO DE HABILIDADES, em forma de módulos, onde as possíveis técnicas ou alterações de processos feitas instintivamente pelos colaboradores diferenciados sejam transferidas para o GRUPO TODO, com ganho em escala. Nestes módulos, os próprios COLABORADORES COM METODOLOGIAS DIFERENTES irão transferir aos demais, com orientação de monitores e treinadores, sua forma de trabalhar. 

3.MELHORAR O MÉTODO :
3a) Sequência de Operações e Unificar Operações
: atuar no ritmo, nas pausas, nas formas de fazer.
....toda sequência de operações poderá ser melhorada se houver um estudo mais profundo sobre a mesma... a unificação de operações poderá mostrar que algumas não eram necessárias ou custavam demais....
SOLUÇÃO: fazer um estudo completo da sequência das operações, desde o início do fluxo produtivo, que normalmente é a entrada da matéria prima e componentes, até o seu final, que costuma ser a expedição e depósitos.  Registrar tudo numa ficha técnica e ir somando os tempos usados e perdidos, as formas de fazer as operações, suas perdas de material ou tempo das pessoas, se as atividades anteriores ou posteriores podem ser unificadas, enfim, ter uma visão ampla dos métodos usados e da linha produtiva.
3b) Ritmo, Pausas, Formas de Fazer (Método):
....o ritmo muda muito interrupções, como almoço por exemplo ou pausas muito demoradas.....Por outro lado, sem pausas, as pessoas entram em estafa...as formas de fazer ou métodos podem ser repassados facilmente para outras pessoas...

SOLUÇÃO: estudar as interrupções, sejam de almoço, paradas para café e descanso, sejam obrigatórias por lei ou cedidas pela empresa, de forma que não ocorram em momentos de picos produtivos. Um exemplo, o colaborador entra às 7:00h na linha de   produção após tomar café no refeitório da empresa e sua produção até as 8:00h é menor que a partir das 8:10 até 10:30hs, quando costuma atingir alta perfórmance.....Após isto, começa uma curva descente, em função dos horários de almoço serem às 11:00hs.  Voltam às 12:30hs ou 13:00hs, às vezes tendo se alimentado de comida pesada, mesmo que familiar e seu rítmo sobe lentamente...Isso já levou muitas empresas a implantar refeitórios próprios, com orientação de nutricionistas, refeições balanceadas..  Só irão atingir o pico produtivo após 14hs e às 17:00hs irão largar seus postos de trabalho...Portanto, se a interrupção for muito longa, 2hs por exemplo, na produção gera maior perda de ritmo.  Se for muito curta, a pessoa não relaxa, estressa, poderá entrar em estafa.  Casa processo produtivo, cada empresa tem seu próprio ritmo, é preciso estudar para acertar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.