Qual é o Custo de Produção de um saco de soja, milho, arroz, etc?
Quantos sacos preciso produzir para pagar o meu Custo de Produção?
Além do Custo de Produção, existem outros compromissos: Manutenção Familiar, Pagamento de Dívidas e Novos Investimentos.
Quantos produtores rurais brasileiros fazem estes controles e conhecem detalhadamente a sua realidade financeira?
Vários Dias de Campo são feitos para avaliar entre outras as seguintes tecnologias:
- Melhor híbrido;
- Melhor adubação;
- Melhor controle de invasores;
- Melhor controle de doenças e pragas;
- Demonstração de máquinas e equipamentos.
- Etc.
Quantos Dias de Campo são realizados pelas empresas do agronegócio, entidades de classe e produtores rurais para avaliar se estão ganhando ou perdendo dinheiro em seus negócios?
Por que são feitos vários Dias de Campo, Seminários, Congressos e Reuniões, que são necessários para discutir tecnologia, e pelo menosem intensidade próximas destes não são feitos para avaliar Resultados Econômicos das atividades agrícolas?
Como poderão ser gerenciadas as propriedades rurais e feitas reivindicações para formulação de uma política agrícola por parte dos governos, quando existe um baixo conhecimento do Resultado Econômico das atividades agropecuárias?
Quando é discutido o endividamento agrícola, quais são os dados concretos apresentados pelos produtores rurais brasileiros através de suas entidades de classe que permitam estabelecer uma verdadeira capacidade de pagamento, que tenha prazos e juros compatíveis com os Resultados Econômicos das atividades agropecuárias.
Continuará parte importante da agricultura brasileira pedindo prazos de pagamentos para suas dívidas que não são compatíveis com sua capacidade de pagamento e de outro lado o governo, flexibilizando pagamentos, sabendo que não terá como receber nas condições pactuadas?
A sociedade brasileira continuará criticando os alongamentos das dívidas rurais, por entenderem que o governo resolveu as dificuldades dos produtores e estes não cumpriram com suas responsabilidades?
Quais caminhos deverão ser percorridos pelos produtores brasileiros que viabilizem a continuidade de seus negócios, bem estar de suas famílias e a garantia de abastecimento da população brasileira?
Vários são os caminhos, mas o destino final é um só, que a continuidade dos negócios agrícolas só serão viáveis se os mesmos tiverem rentabilidade.
Não é possível que em um mundo globalizado alguém possa pensar que será possível algum negócio sobreviver se o mesmo não tiver rentabilidade. Por isso é necessário que as empresas do agronegócio, as entidades de classe e os produtores rurais brasileiros, implantem urgentemente Sistemas de Controles Econômicos e Financeiros nas propriedades rurais do Brasil.
Todas as propriedades rurais brasileiras terão condições de implantar os referidos controles, certamente não, mas se 10,00% das mesmas implantarem a amostra já será extremamente importante para as tomadas de decisões em nível de propriedade e de formulação de políticas agrícolas governamentais.
Como poderão ser implantados os controles:
- Treinamento das esposas e filhos dos produtores para organizarem as informações;
- Implantar sistemas informatizados simples que permitam analisar um Fluxo de Caixa, Demonstrativo de Resultado e Elaboração de um Orçamento;
- Implantar modelos de consolidação dos dados para uso particular dos produtores rurais na gestão de seus negócios;
- Criar modelos de cruzamento de informações que permitam utilizá-los para serem apresentados e discutidos em Dias de Campo, Seminários, Congressos e Reuniões, sem identificação das particularidades que são restritas a vida do produtor e de sua família;
- Criar bancos de dados junto as entidades de classe dos produtores rurais, para que as mesmas fiquem mais preparadas para as suas ações junto aos órgãos governamentais.
Muitas outras ações poderão ser implementadas, mas estas já terão um poder fortíssimo na melhoria da situação econômica e financeira por parte dos produtores rurais brasileiros.
Por que parte dos produtores rurais brasileiros não quer analisar a rentabilidade dos seus negócios?
Algumas vezes a resposta é: "Se eu souber o que está acontecendo, eu vou ter que parar de produzir".
Quando estamos com nosso Colesterol, Açúcar e Triglicerídeos altos, ajustamos o nosso modo de vida para não pararmos de viver. Por que não podemos fazer o mesmo para os negócios agrícolas, para que os mesmos possam semanter saudáveis?
Produtores rurais muitas vezes não controlam seus negócios econômicos e financeiramente porque não gostam de manusear papéis. Mas existem soluções que ajudam na implantação dos controles assim como maior participação da família na gestão do negócio agrícola, que é a maior participação das esposas e filhos (as) no auxílio a administração das propriedades rurais.
Os controles são muito importantes para determinarem a participação financeira da família junto ao negócio familiar.
Famílias rurais brasileiras, o que vai para as suas contas bancárias, não são arrobas de boi, sacos de produtos, etc, mas sim dinheiro que é o produto final de todo esforço realizado.
Portanto é preciso saber se os negócios agrícolas estão gerando Resultados Econômicos e Financeiros satisfatórios.
Para que o conhecimento deste resultado não venha tarde demais, muitas vezes com números negativos, é necessário e urgente que exista uma conscientização de todos da necessidade da implantação de planos de Gestão Econômica e Financeira das Propriedades Rurais Brasileiras.
Não existe nada mais concreto do que observar o porquê do crescimento sustentável de alguns produtores rurais em detrimento de outros que trabalham na mesma região, tem o mesmo clima e o mesmo governo.
Podemos afirmar ao concluir este artigo que a nossa vivência junto a empresa SAFRAS & CIFRAS nestes 17 anos, mostra que os produtores e famílias rurais mais bem sucedidas em seus negócios, são as que se utilizam das ferramentas de Gestão Econômica e Financeira na Administração de suas Empresas Rurais.
"Se gastamos tempo e dinheiro administrando os ativos físicos (terra, máquinas e insumos) porque não gastamos também tempo e dinheiro para analisarmos se estamos ganhando ou perdendo em nosso negócio?"