CI

Lançada nova soja resistente a daninhas e lagartas

Após autorizações dos principais importadores: China e União Europeia


Foto: Leonardo Gottems

Foi lançada nesta quinta-feira, 10 de Junho, a nova soja Intacta 2 XTend no Brasil, a terceira geração da oleaginosa transgênica, que agora controla não só as principais lagartas que atacam a cultura, como a Helicoverpa e Spodoptera, mas também as principais plantas daninhas. Isso porque a nova soja tem resistência aos herbicidas glifosato e dicamba.

De acordo com a Bayer, “todas essas ferramentas, de forma integrada, oferecerão ao produtor a melhor experiência e o aumento do potencial produtivo de sua lavoura. Diferentemente das tecnologias RR e Intacta RR2 PRO, a plataforma Intacta 2 XTend em soja trará uma série de componentes que suportarão o agricultor na maximização de seus resultados na cultura da soja”.

“Estamos com as autorizações dos principais países importadores. A China aprovou em junho de 2020, e a União Europeia foi aprovou agora no começo do ano, em janeiro de 2021, então nós estamos prontos. O agricultor que optar por plantar a Intacta 2XTend vai comercializar esse grão e ele vai poder chegar na China sem problemas”, revelou ao Agrolink Natália Pagotto Carvalho, gerente de lançamento da Intacta 2XTend da Bayer Crop Science.

De acordo com ela, a terceira geração da soja transgênica “vem com uma pegada de produtividade”: “Essa nova biotecnologia é a mais avançada que vamos ter hoje no mercado. Nosso compromisso é com a produtividade, nossa tecnologia tem outros benefícios que vem acompanhado: essa expansão de plantas daninhas e também a amplitude contra as lagartas que atacam a cultura da soja. É uma tecnologia avançada, é a mais avançada disponível no mercado hoje e que vem com o grande compromisso da produtividade com o agricultor”.

“Trabalhamos com uma palavra muito importante que é ciência e, além de ciência, transparência. A gente vem trabalhando então com esses dois pilares de maneira consistente nesse lançamento como um todo, sempre estando muito voltado para o nosso público, para o agricultor, que é o grande beneficiário dessa tecnologia nesse primeiro momento”, disse Natália ao Agrolink.

“Biotecnologias como Intacta 2XTend têm como principal objetivo incrementar a produtividade. Corroboram para que a gente tenha uma agricultura cada vez mais sustentável, mais digital, focada em dados, para melhorar a tomada de decisões. Esse é o grande compromisso da Bayer: ter sempre soluções que sejam inovadoras, sustentáveis e digitais para que o agricultor possa cumprir a sua missão de alimentar toda a população do planeta”, complementou.

Segunda a gerente da Bayer, diversos acadêmicos e expertos trabalharam nessa tecnologia: “Não queremos deixar esse conhecimento dentro de casa, nós queremos compartilhar com a cadeia, desde antes e agora com o lançamento, a gente intensifica muito mais. Nós temos iniciativas de capacitação bastante robustas que vão fazer parte desse lançamento, agora em uma versão digital”.

“Nós experimentamos mais de 500 áreas nos últimos dois anos em todo o Brasil. Só a Bayer tem um programa dessa magnitude que conecta tão próximo o cliente, e agora, com o lançamento, a gente expande isso para o mercado. Na última safra 2020/21 a gente pode experimentar que a Intacta 2XTend pegou 3,25 sacas a mais em relação aos principais concorrentes de mercado. É uma opção que vai ajudar o agricultor aqui no Brasil”, conclui Natália Pagotto Carvalho. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.