CI

5 fatos do agro para acompanhar em Outubro

Projeções de especialista são otimistas para a nova temporada


Foto: Wenderson Araujo/Divulgação

“Foi dada a largada ao plantio de 72 milhões de hectares”, destaca o professor Doutor Marcos Fava Neves. O especialista se refere às primeiras estimativas de área da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a safra de grãos 2021/22, que devem atingir uma produção total deve atingir 289,6 milhões de t (+14%) em uma área de 71,4 milhões de ha (+4%). 

“Na soja, é esperada uma produção 141,26 milhões de t (+3,9%) advindas de uma área de 39,91 milhões de ha (+3,6%). Já para o milho, o volume está estimado em 115,96 milhões de t (+33,8%) em uma área total de 20,6 milhões de ha (+3,9%). Finalmente, no algodão, devemos produzir 2,71 milhões de t (+15,8%) em uma área de 1,55 milhão de hectares (+13,4%)”, aponta o chamado “Doutor Agro”, que é titular da USP em Ribeirão Preto e da EAESP/FGV, além de especialista em planejamento estratégico do agronegócio.

Confira abaixo os “cinco fatos do agro” que, na visão do especialista, merecem ser acompanhados no mês de Outubro:

1. A evolução do clima e dos elevados custos para o plantio da mega-safra 2021/22, e as decisões de compra, venda e plantio; a crise hídrica e as medidas a serem tomadas;

2. Os Impactos das restrições de exportação de carne bovina, torcendo para a rápida abertura da China;

3. A finalização da colheita da safra brasileira, a performance de exportações e o abastecimento interno;

4. A crise institucional (política), o câmbio e as perspectivas econômicas com a aceleração da vacinação,

5. A finalização da safra americana em outubro. Acompanhar a performance da colheita e os novos números de produtividade e produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.