5 fatos que vão mexer com o Agro em Abril
CI
Imagem: Expodireto Cotrijal
DOUTOR AGRO

5 fatos que vão mexer com o Agro em Abril

Brasil deve se consolidar cada vez mais como protagonista no mercado internacional
Por: -Leonardo Gottems

“As exportações do agronegócio seguem com desempenho impressionante!”, aponta o professor Doutor Marcos Fava Neves. Em fevereiro, o setor vendeu US$ 10,51 bilhões, o que representou aumento de 65,8% em relação ao mesmo mês de 2021 – estabelecendo um novo recorde para o segundo mês do ano.

“De acordo com as estimativas de longo prazo do USDA, o Brasil deve se consolidar cada vez mais como protagonista no mercado internacional de alimentos e bioprodutos. Por sua vez, nas carnes bovina e de frango, o Brasil deve manter sua liderança, exportando 3,69 milhões de t e 5,2 milhões de t, respectivamente. Dentro desse contexto, devemos ganhar pontos sobre os EUA e os preços tendem a uma acomodação ao longo dos anos, saindo dos elevados patamares encontrados hoje”, comenta Fava Neves.

Confira abaixo os “cinco fatos do agro” que, na visão do chamado “Doutor Agro”, merecem ser acompanhados no mês de Abril:

    1. A evolução da situação entre Rússia e Ucrânia, as negociações para um acordo e os inesperados resultados dos embargos em andamento sobre preços, fertilizantes e outras preocupações. É necessária muita cautela neste momento. Com todas as ações sendo tomadas por diversos países (ver quadro anexo), é provável que a oferta supere a demanda em algum tempo e derrube os preços.
       
    2. Início do plantio da safra nos Estados Unidos e também na Ucrânia; vale lembrar que a Ucrânia é o quarto maior exportador global de milho, com 15% de participação. Problemas relacionados ao cultivo do cereal (e também do trigo) podem estressar ainda mais a cadeia de suprimento e os preços dos alimentos nos próximos meses.
       
    3. O progresso das exportações brasileiras do agronegócio. Em fevereiro, batemos novo recorde e a China segue com a escalada de importações de soja e carnes do Brasil. O contexto geopolítico global também tem alterado as dinâmicas do comércio global, e esta pode ser uma oportunidade para abertura de novos mercados.
       
    4. Rendimentos da colheita de soja no Brasil e do plantio do milho safrinha. Aparentemente, o cultivo de milho está com bom desenvolvimento, graças à antecipação do plantio neste ano.
       
    5. A evolução do quadro político e econômico no Brasil, especialmente observando as medidas tomadas para amenizar impactos na economia (política de preços de combustíveis e outros). 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.