CI

Algodão mantém pressão negativa no mercado internacional

A dinâmica do mercado também tem sido influenciada pela atuação dos fundos


A dinâmica do mercado também tem sido influenciada pela atuação dos fundos especulativos A dinâmica do mercado também tem sido influenciada pela atuação dos fundos especulativos - Foto: Canva

O mercado internacional de algodão manteve a trajetória de baixa, mesmo diante de fatores que, em tese, poderiam oferecer algum suporte às cotações. Segundo análise da StoneX, o ambiente segue pressionado por fundamentos predominantemente baixistas, que continuam orientando o comportamento dos preços no curto e médio prazos.

O contrato com vencimento em março de 2026 registrou recuo próximo de 1%, após ter encerrado a sessão anterior cotado a US¢63,17 por libra-peso. O movimento refletiu a continuidade de um cenário desfavorável, intensificado pela desvalorização observada em outras commodities agrícolas. Esse contexto acabou se sobrepondo ao efeito positivo que poderia ser gerado pela queda do dólar, que tradicionalmente tende a favorecer ativos cotados na moeda norte-americana.

A dinâmica do mercado também tem sido influenciada pela atuação dos fundos especulativos, que seguem ampliando suas posições vendidas. Esse comportamento reforça o viés negativo e abre espaço para novas quedas nas cotações, à medida que aumenta a pressão vendedora nos contratos futuros. Ao mesmo tempo, as barreiras técnicas para movimentos de recuperação ganham força, reduzindo a capacidade de reação dos preços mesmo diante de eventuais estímulos altistas.

Com a combinação de fundamentos frágeis, desempenho negativo do complexo agrícola e maior presença de investidores apostando na continuidade das baixas, o algodão permanece sem sinais consistentes de reversão no mercado internacional. O fortalecimento das resistências a movimentos de alta indica que, no momento, o mercado segue mais sensível a fatores de pressão do que a elementos de sustentação, mantendo o viés negativo nas negociações.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7