CI

Análise da qualidade de grãos e sementes será o foco do Lanagro-RS na Expodireto

Ter uma semente de qualidade que garanta uma boa produtividade e menos transtornos ao manejo na lavoura é o objetivo dos produtores rurais


Ter uma semente de qualidade que garanta uma boa produtividade e menos transtornos ao manejo na lavoura é o objetivo dos produtores rurais. E é justamente este o trabalho realizado, diariamente, pelo Laboratório de Análises para Classificação Vegetal (LACV) e pelo Laboratório Oficial de Análise de Sementes (LASO), ambos pertencentes ao Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS), uma das seis unidades laboratoriais oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O trabalho do LASO começa na primeira ponta da cadeia. O laboratório recebe amostras de sementes de grandes culturas como milho, soja, arroz, girassol, canola e também forrageiras, como azevém. Também analisa sementes de olerícolas como tomate, alface, coentro, beterraba, cenoura e outras.  Entre outras questões são verificados potencial de germinação, pureza (se não há mistura de vagem ou casca de semente na amostra), determina se não há outra variedade infestante misturada junto com aquela semente e a existência de pragas quarentenárias que, no caso de sementes importadas, evita que venham a se instalar em plantações brasileiras plantas ou tragam doenças inexistentes por aqui e que possam comprometer a sanidade vegetal.

Já o LACV analisa a outra ponta da cadeia: quando o grão já colhido e processado chega ao consumidor para assegurar a qualidade e identidade dos produtos. São verificados feijão, arroz, lentilha e ervilha, o que engloba classificação de tipo por umidade do grão, presença de grão fermentado, grãos partidos ou mofados e a determinação de impurezas. Em alguns casos, são solicitados testes extras para verificar se há resíduos de defensivos agrícolas utilizados fora do previsto nas boas práticas agropecuárias. Já na pipoca, o laboratório determina, além do tipo, a capacidade que ela tem de expansão, ou seja, se estoura um número mínimo de grãos, atendendo a regulamento técnico determinado pelo MAPA.

Durante a 19ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), produtores rurais, autoridades e o público em geral poderão conhecer como é realizado este trabalho que assegura a qualidade de grãos e sementes, além de tirar dúvidas com profissionais na unidade móvel do Lanagro-RS.

Para o Coordenador do Lanagro-RS, Fabiano Barreto, a participação na feira reforça o trabalho de sanidade, segurança e defesa agropecuária realizado pela Rede Lanagro. “É importante que o público em geral conheça este trabalho que é diário e incansável, e que saibam que é parte fundamental para assegurar a qualidade do que chega na mesa”, reforça.

A unidade móvel ficará dentro do estande do MAPA, ao lado da casa da administração da feira. A Expodireto vai de 4 a 9 de março, das 8 às 18h.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.