CI

Argentina pode ter áreas com 77% de quebra no milho

Plataforma de estimativa de safras revela cenário crítico no país


Foto: Nadia Borges

A Argentina vem enfrentando uma seca severa nos últimos anos, essa situação vem sendo causada por uma combinação de fatores, incluindo as mudanças climáticas e a longa duração do fenômeno climático La-Niña. Essa condição vem causando impactos significativos na agricultura do país, principalmente nas culturas de soja e milho. 

O governo do país, conta com o ProRindes que é uma ferramenta que tenta antecipar o resultado da produção de soja, milho, trigo e cevada em vários locais da região dos pampas argentinos e durante toda uma temporada agrícola.

Os dois painéis abaixo mostram a estimativa de produtividade relativa para Milho e Soja na Argentina, para esta safra de 2023 e praticamente todas as regiões apresentam previsões no máximo iguais à média histórica. 

O departamento de Paraná pode ter uma safra de milho de apenas 23% da média histórica. Ao passo que a soja em Marcos Juarez pode ter um resultado equivalente à 32% do que seria esperado na média. 

Essas estimativas são realizadas considerando os rendimentos simulados em uma determinada data de previsão para cada tipo de solo, manejo agronômico e localidade. Assim os resultados são divididos pelo rendimento histórico médio correspondente àquela situação. Em seguida, calcula-se o valor central das produtividades relativas para o conjunto de tipos de solo e manejo agronômico simulado na localidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.