CI

Biocombustíveis serão tema de debates no Fórum Nacional do Trigo

A alta no preço do petróleo tem chamado a atenção para a dependência dos combustíveis fósseis em escala mundial


Foto: Pixabay

A alta no preço do petróleo tem chamado a atenção para a dependência dos combustíveis fósseis em escala mundial. A alternativa menos poluente e economicamente sustentável no longo prazo está na produção de biocombustíveis, como o biodiesel e o etanol.  O Brasil dispõe de diversas alternativas para a produção de biocombustíveis, entre elas os cereais de inverno. Os Cenários na produção de biocombustíveis serão tema do painel de abertura do Fórum Nacional do Trigo, que acontece em Brasília, DF, no dia 28 de junho.

De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o Brasil é o segundo maior produtor e consumidor de biocombustíves do mundo. Em 2021, foram fabricados 7 bilhões de litros do biodiesel e 30 bilhões de litros de etanol.

A principal matriz brasileira na produção de biocombustíveis é a soja, mas outras oleaginosas também são utilizadas para produção de biodiesel, como mamona, amendoim, canola, dendê e girassol, além de gordura animal. O etanol é produzido no Brasil basicamente com cana-de-açúcar e milho, mas o uso de cereais de inverno pode ser alternativa para a produção do etanol amiláceo. O conteúdo médio de amido conversível e açúcar nos cereais de inverno é: cevada 50%; aveia 50%; centeio 59%; triticale 60% e trigo 65%. A produtividade de álcool depende de quão completa é a conversão do amido, mas normalmente é de 260 a 380 litros por tonelada de grãos.

O painel Cenários na produção de biocombustíveis acontece no Fórum Nacional do Trigo, no dia 28/06, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, DF. A realização é da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Veja a programação completa em https://www.reuniaodetrigo.com.br/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.