CI

Bioquerosene de peixe poderá ser usado na aviação

 Caso a tecnologia seja validada, o Brasil e outros países ganharão com isso, diz a universidade


Foto: Divulgação

Já imaginou substituir o combustível usado na aviação por gordura de peixe?  O tambaqui no caso. Esse é o objetivo do projeto aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolvido pelo Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (GEAPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  

A linha batizada de Combustíveis do Futuro, promovida pelo edital N° 18, tem como finalidade trazer soluções para o uso alternativo de combustíveis fósseis. O projeto da UFPI visa nacionalizar tecnologia para o desenvolvimento de bioqueresone de subprodutos ou descartes do setor pesqueiro. Especificamente, o uso de vísceras de Tambaqui. O peixe (Colossoma macropomum), também é conhecido como pacu vermelho. 

O professor Assis Mota, coordenador do projeto, explica “o CNPq disponibilizará recursos na ordem de 1 milhão de reais”. Mota destacou que só existe uma fornecedora de tecnologia semelhante no mundo, localizada nos Estados Unidos. 

 Caso a tecnologia seja validada, o Brasil e outros países ganharão com isso, diz a universidade.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.