CI

Blockchain: o futuro nome do jogo

Blockchain foi um dos temas prioritários em Davos


Blockchain (chamado por muitos de “protocolo da confiança” ou “cadeia de blocos”) é uma tecnologia digital que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice para todas as transações, sem o intermédio de terceiros. À medida que novos blocos completos são adicionados a ela por um novo conjunto de registros, o seu potencial de crescimento é enorme. 

Para se ter uma ideia da importância do tema, Blockchain foi um dos temas prioritários em Davos. Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial sugeriu que 10% do PIB global será armazenado em Blockchain até 2027. Vários governos publicaram relatórios sobre as implicações potenciais do Blockchain, e nos últimos dois anos, mais de meio milhão de novas publicações foram feitas sobre o tema.

As principais vantagens da Blockchain são descentralização, segurança criptográfica, transparência e imutabilidade. Em vez de haver uma forma única de Blockchain, a tecnologia pode ser configurada de várias maneiras para atender aos objetivos e requisitos comerciais de um caso específico uma vez que  permite que informações sejam verificadas e valores sejam trocados sem depender de  autoridade externa. 

Assim, a tecnologia Blockchain pode ter um enorme  potencial disruptivo para ser a base de novos modelos operacionais, mas seu impacto inicial será impulsionar eficiências operacionais e baixar custos, pela remoção de intermediários  e pela forma independente de manter registros e reconciliar transações.

Alguns setores já estão mais adiantados no uso da tecnologia Blockchain como serviços financeiros (bitcoins, serviços bancários, investimentos, seguros), serviços de saúde em geral, agricultura, varejo, tecnologia da informação, transportes, logística e governo, principalmente com o desenvolvimento de cidades inteligentes e serviços em geral aos cidadãos. 

Apesar de todo o entusiasmo dos adeptos, a Blockchain ainda é uma tecnologia imatura, com um mercado que ainda é nascente e uma receita clara para o sucesso que ainda não está totalmente definida. 

Com isso em mente, como as empresas podem determinar se existe um valor estratégico na Blockchain que justifique grandes investimentos? Esta é a pergunta que todas as empresas e setores estão fazendo neste momento. 

Escrevo este texto sobre este assunto, ainda complexo e nebuloso tema para a maioria das pessoas, para alertar os nossos assinantes, empresas e leitores para que procurem saber mais, conhecer melhor e não virem as costas para essa tecnologia que deverá ser dominante nas próximas décadas em quase todos os setores, em todo o mundo.
Conhecer melhor, pesquisar bem, para planejar o futuro é um dos maiores encargos da liderança.

Pense nisso. Sucesso!
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.