CI

China muda regras para facilitar transgênicos

Progresso no melhoramento genético é a chave para garantir a segurança alimentar


Foto: Pixabay

A China publicou uma revisão regulatória planejada para a indústria de sementes visando claramente facilitar a aprovação de milho geneticamente modificado. Os detalhes foram publicados pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais na última sexta-feira, 12 de novembro, em um documento preliminar que está aberto para comentários públicos até 12 de dezembro.

Com as mudanças propostas, uma série de eventos transgênicos recentemente desenvolvidos por empresas chinesas podem estar prontas para lançamento no mercado em até um ano. Liu Shi, vice-presidente do Beijing Dabeinong Technology Group Co Ltd, classificou as mudanças como “um grande passo”, admitindo que deve ser uma das primeiras empresas a comercializar milho GM na China.

Em seu comunicado, o Ministério da Agricultura afirma que as mudanças implementam as decisões do gabinete e do comitê central do Partido Comunista sobre o manejo seguro de OGM (organismos geneticamente modificados) e o desenvolvimento de uma indústria de sementes moderna. Eles entendem que o progresso no melhoramento genético é a chave para garantir a segurança alimentar.

A mudança é um grande marco para a indústria, que investiu pesadamente em pesquisa e desenvolvimento de transgênicos por anos. No entanto, até agora Pequim apenas permitia o uso em ração animal.

A Hua'an Securities estima que a China poderia plantar 33 milhões de hectares com milho GM, gerando uma receita de até 5 bilhões de yuans, ao mesmo tempo criando fortes líderes de mercado e impulsionando uma rápida consolidação no setor. “Isso esclarece os procedimentos para aprovações de variedades OGM e simplifica o processo. Isso vai acelerar a produção comercial de milho transgênico”, disse Han Gengchen, presidente da Origin Agritech Ltd, a primeira empresa chinesa a desenvolver safras de milho GM.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.