CI

Chuva de granizo destruiu um milhão de pés de morango em Tocos do Moji/MG

"A perda é de cerca de dois milhões de reais esse ano”, avaliou Salvador Leonel da Silva, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais


A Emater, a Polícia Militar e a assistência social fizeram um levantamento dos estragos. Cerca de um milhão de pés foram destruídos. A produção de morango é a principal atividade econômica das famílias que vivem no município.

A chuva de granizo durou cerca de 20 minutos. Essa foi a segunda vez no ano em que as lavouras de morango em Tocos do Moji foram atingidas por pedras de gelo. Mas agora, em época de colheita, os prejuízos foram ainda maiores.

“Nós estamos calculando que mais de cem produtores foram atingidos. A perda é de cerca de dois milhões de reais esse ano”, avaliou Salvador Leonel da Silva, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais.

Os morangos ficaram amassados e as folhas rasgadas. As pedras estragaram também as lonas e os canos de irrigação das lavouras. O agricultor esperava colher 35 mil caixas. Agora, não sabe como pagará a dívida.

“Nós vamos deixar desse jeito. Em agosto, meu marido vai plantar batata no lugar. Nós vamos ficar no prejuízo. Não pagamos nada”, disse a agricultora Vanessa Aparecida Silva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.