CI

Como a República Tcheca erradicou a PSA

País europeu é um dos poucos que conseguiu eliminar a doença em seu território


Foto: Pixabay

O primeiro caso de Peste Suína Africana (PSA) na República Tcheca foi em 2017 e o último em abril de 2018, em porcos selvagens encontrados mortos. Não chegou a ser registrado nenhum caso em suínos domésticos.

O país adotou algumas medidas que barraram a propagação do vírus. Inicialmente foi adotada uma vigilância precoce com monitoramento e pesquisa em carcaças de suínos selvagens, bem como definida a área de caça. A caça e a alimentação de porcos selvagens eram estritamente proibidas na área infectada. Algumas medidas que impediram a migração de porcos selvagens como cercas elétricas e redução desses animais em zonas de alto risco por caçadores treinados e adotando regras de biossegurança. 

VEJA: Nova técnica detecta PSA

Para prevenir a doença em suínos domésticos foram proibidos todos os movimentos de porcos e produtos domésticos, inspeções oficiais de todas as fazendas de suínos direcionadas à biossegurança e uma ampla campanha de informação pública.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.