Desenvolvimento do Brasil é discutido em evento que reúne engenharia e agronomia

Agronegócio

Desenvolvimento do Brasil é discutido em evento que reúne engenharia e agronomia

Paraná sedia a 73ª Soea, que integra pesquisadores, estudantes e profissionais para debater cenário nacional
Por:
2449 acessos

Paraná sedia a 73ª Soea, que integra pesquisadores, estudantes e profissionais para debater cenário nacional

A 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) reunirá cerca de 4 mil pessoas em Foz do Iguaçu (PR) para debater avanços e desafios necessários ao crescimento do Brasil. Promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o evento acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro, em conjunto com a terceira edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).

Norteados pelo tema “A engenharia a favor do Brasil: mudanças e oportunidades”, os participantes discutirão caminhos para inovações e a aplicação de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do país. “A engenharia e a agronomia são aliadas de qualquer nação que progride e que garante qualidade de vida para sua população. Precisamos enxergar a área como prioridade”, defende o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu Silva.

Pela sexta vez, o evento terá como anfitrião o Paraná, que congrega aproximadamente 70 mil profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR). “Reunir o setor em um ano de crise é fundamental para a união entre entidades de classe, instituições de ensino, profissionais e empresas. Queremos apresentar projetos e soluções para o Brasil retomar seu crescimento”, analisa o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger.

A programação contará com atividades como palestras, fóruns e debates conduzidos pelos principais especialistas do setor. Entre os palestrantes estão o presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins; o engenheiro agrônomo Xico Graziano; o geólogo Guilherme Estrella, além de lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. Alguns tópicos de destaque são perspectivas para o pré-sal, segurança em barragens, acessibilidade e situação energética do país.

Contecc e ideias inovadoras

Paralelamente a 73ª Soea, acontece a 3ª edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia (Contecc), que divulgará trabalhos técnicos científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras. Os trabalhos serão publicados tanto nos anais do evento como em revistas cientificas.

Durante a Semana também serão apresentados os projetos vencedores do 1º Prêmio Mútua de Empreendedorismo, criado para incentivar processos, produtos e serviços inovadores. Idealizada em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a iniciativa contempla desde estudantes de nível médio até profissionais pós-graduados.

As três melhores propostas serão direcionadas a instituições de fomento – parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras – para oportunizar apoio em futuros negócios. “A premiação integra nosso objetivo de impulsionar o empreendedorismo. Juntos, conseguimos extrair soluções que só são possíveis com a engrenagem da área tecnológica em primeiro plano”, destaca o presidente da Mútua, Paulo Guimarães.

Serviço

73ª Soea

Data: de 29 de agosto a 1º de setembro

Local: Rafain Palace Hotel & Convention

Endereço: Av. Olímpio Rafagnin, 2.357, Parque Imperatriz – Foz do Iguaçu (PR)

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink