CI

Dia do Meio Ambiente: Embrapa recomenda boas práticas ambientais

Embrapa Gado de Leite implementou diversas soluções em seus campos experimentais


Foto: Marcel Oliveira

Utilizando os conceitos de boas práticas ambientais, a Embrapa Gado de Leite implementou diversas soluções em seus campos experimentais, que servem de modelo para o produtor na adoção de tecnologias sustentáveis em propriedades leiteiras. Por ocasião do “Dia do Meio Ambiente”, comemorado em cinco de junho, reunimos publicações que abordam, de forma prática, a conservação dos recursos naturais, o manejo dos recursos hídricos, aplicação de técnicas recomendadas para a conservação do solo, da biodiversidade, manejo de dejetos e de resíduos sólidos, que são alguns dos temas de pesquisa da Embrapa.

Um dos grandes desafios da agropecuária é aumentar a produtividade para atender a demanda crescente da população e ao mesmo tempo reduzir o impacto ambiental e preservar os recursos naturais, ressaltando o alinhamento das ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na agenda das Nações Unidas.

A equipe técnica da Embrapa Gado de Leite orienta o produtor sobre a obrigatoriedade de inscrição de todas as propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR), estabelecido pela Lei Federal número 12.651/2012. O CAR é um registro eletrônico que comprova a regularidade ambiental das propriedades, reunindo informações como área de preservação permanente (APP), reserva legal, servidões, construções etc.

Tecnologias para conservação do solo também estão entre as boas práticas ambientais recomendadas, como manejo das pastagens (rotacionado ou rotativo) e sistema de plantio direto. Vale citar também o tratamento de esgoto doméstico rural, um dos responsáveis pela contaminação de efluentes. O modelo que a Embrapa implantou sãos as fossas sépticas biodigestoras, que tratam o esgoto doméstico das residências funcionais nos campos experimentais. “A fossa séptica é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa que promove o saneamento básico de propriedades rurais a baixo custo”, diz a analista Vanessa Romário de Paula.

Outras tecnologias destacadas são a compostagem de restos de animais e plantas e a compostagem de carcaças de bovinos. Além de reduzir o número de resíduos destinados aos aterros sanitários, o material orgânico resultante da compostagem pode ser utilizado como adubo na propriedade, reduzindo custos com fertilizantes. Essa economia pode ser potencializada pela fertirrigação.

“Dejetos bovinos contêm altas concentrações de matéria orgânica e devem ser manejados e tratados adequadamente para não causar contaminação do solo, de águas superficiais e de lençóis freáticos, entre outros prejuízos ambientais”, conta o pesquisador Marcelo Otenio, que também assina o texto. Na Embrapa Gado de Leite, é utilizado em um de seus sistemas de produção, o biodigestor para o tratamento dos dejetos de bovinos.

O conjunto de boas práticas contempla ainda outras duas tecnologias pesquisadas na Embrapa: Integração Lavoura Pecuária Florestas (ILPF), que vem apresentando bons resultados tanto na questão ambiental, quanto no aumento da produtividade e redução dos custos de produção. Outra tecnologia é Compost barn, recentemente implantado no Campo Experimental de Coronel Pacheco. Este tipo de instalação permite que esterco e urina sejam misturados a um substrato orgânico (como serragem, maravalha ou palha de café) e, pelo processo de compostagem, seja transformado em adubo orgânico, sem contaminar o ambiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.