E. coli resistente a antibióticos é encontrada em bovinos

Imagem: Marcel Oliveira

ESPANHA

E. coli resistente a antibióticos é encontrada em bovinos

Bactérias foram detectadas na Espanha
Por: -Leonardo Gottems
592 acessos

Uma equipe de pesquisadores detectou a bactéria Escherichia coli (E.coli) resistente a cefalosporinas, um antibiótico beta-lactâmico usado no tratamento de infecções bactericidas, em bovinos e ovinos na Espanha, segundo a publicação Animal’s Health. Para esse resultado, foi realizado um estudo transversal em 300 explorações agrícolas pelo Instituto Basco de Investigação Agrícola (Neiker). 

Durante a pesquisa, os cientistas não detectaram nenhuma ocorrência de E. coli produtora de carbapenemases. No entanto, detectaram E. coli produtora de AmpC em cerca de 32,9% dos bovinos leiteiros, em 9,6% dos bovinos para carne e 7% dos ovinos. 

De acordo com a revista Vida Rural, de Portugal, outros países europeus também registram uma maior prevalência de E. coli produtora de AmpC em bovinos leiteiros. Situação que se deve, segundo especialistas, a uma maior utilização de cefalosporinas na terapia de processos que afetam mais especificamente este sistema produtivo, como as mastites, por exemplo. 

Segundo o Instituto Basco de Investigação Agrícola, “a ausência de E. coli resistente ao carbapenem nos ruminantes da Comunidade Autónoma Basca é tranquilizadora”, uma vez que as estirpes de E. coli produtoras de carbapenemases se tornaram um grave problema de saúde pública. 

A revista informou que a luta contra as resistências a antimicrobianos é já uma prioridade para a Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade definiu uma lista de antimicrobianos de importância crítica que contém aqueles que são a única ou uma das poucas terapias disponíveis em algum tratamento. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink