CI

Entidade promove “abaixo-assinado em defesa do glifosato”

Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação defende uso da substância



A Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) promove na internet um “abaixo-assinado em defesa do glifosato”. “A redução da disponibilidade de princípios ativos dificultará a alternância no uso de herbicidas, o que levará ao favorecimento e crescimento de pragas, doenças e plantas daninhas”, justifica a entidade.


“Um aumento nos níveis de infestação das lavouras com plantas daninhas causará o retorno de práticas superadas de seu controle, como fogo e aração do solo, com todos os graves problemas ambientais, econômicos e sociais advindos disto, como: aumento das emissões de gases de efeito estufa, erosão, perda de fertilidade do solo, assoreamento dos rios e baixa competitividade da agricultura familiar, entre outros”, explica a Federação.

Sobre as acusações de que a substância seria cancerígena, a FEBRAPDP afirma que esse argumento “contradiz os sistemas regulatórios mais robustos e rigorosos do mundo, como os da União Européia e dos Estados Unidos, que não encontraram no glifosato riscos de causar câncer em seres humanos após revisões extensas de longa duração”. 

“A classificação da Iarc (Agência Internacional de Investigação do Câncer, ligada à Organização Mundial da Saúde - OMS) diverge da imensa literatura científica, baseada em amplos estudos realizados por cientistas de todo o mundo”, sustenta.

A entidade vai além, e afirma que “o glifosato é um dos herbicidas mais usados no mundo, devido à sua grande eficiência e baixo risco se tornou uma das principais ferramentas no controle de plantas daninhas, viabilizando a expansão do Sistema Plantio Direto, sistema que tem propiciado contínuos aumentos de produtividade das lavouras brasileiras e que viabilizou a agricultura familiar”. 


“Em defesa dessa substância, a FEBRAPDP organiza um abaixo-assinado nacional para registrar as assinaturas daqueles que se preocupam com a sustentabilidade da agricultura brasileira […] Será apresentado à ANVISA, no momento de consulta pública que deverá ocorrer em breve”, afirma a entidade em sua página.

Confira só detalhes no link: http://febrapdp.org.br/noticias/197/1/participe-do-abaixo-assinado-em-defesa-do-glifosato

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.