Estudo: Vaca que come pasto produz leite mais saudável
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,692 (-0,27%)
| Dólar (compra) R$ 5,47 (1,24%)

Imagem: Marcel Oliveira

PECUÁRIA

Estudo: Vaca que come pasto produz leite mais saudável

Pesquisa foi feita na Espanha
Por: -Leonardo Gottems
288 acessos

Um estudo realizado na Espanha concluiu que as vacas que são alimentadas apenas com pasto produzem um leite mais saudável, informou a revista Vida Rural, de Portugal. A pesquisa foi realizada entre 2016 e 2018 pelo Centro de Investigação Agrícola de Mabegondo (CIAM), que depende do Ministério Regional do Ambiente Rural através da Agência Galega da Qualidade Alimentar (Agacal), em colaboração com o Laboratório Interprofissional Galego de Análise Láctea (Ligal). 

Os pesquisadores analisaram dois modelos. Um um sistema minoritário baseado em pequenas explorações extensivas, com bovinos de leite menos produtivos e de vida mais longa, que consomem erva fresca e ensilagem. O outro, um modelo maioritário na comunidade mais intensiva, baseia-se em culturas forrageiras e em bovinos de leite de alta produção de menor longevidade. 

“Na análise do leite de cada um dos modelos, os estudos apontavam “a extraordinária qualidade do produto em ambos os casos”, embora a sua composição sofra variações, de acordo com a ração ingerida pelos animais. As análises revelaram que o leite produzido das explorações de pastagem tem uma maior concentração de ácidos gordos polinsaturados e antioxidantes lipossolúveis bioativos, que são benéficos para a saúde humana”, explica a revista. 

Quando os animais ficam confinados, os compostos bioativos no leite aumentam ainda mais quando a alimentação combina erva e milho, em vez de apenas milho. Assim, a composição do perfil antioxidante lipossolúvel e ácido gordo do leite melhoram consideravelmente quando se escolhe o pastoreio e diminui quando a alimentação de bovinos de estábulo é à base de erva de ensilagem. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink