CI

Extensionistas são capacitados no Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar

As atividades foram coordenadas pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar


Com o objetivo de capacitar técnicos para a coordenação e execução do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, foi realizada, nos dias 04 a 06 de julho, no Centro de Formação da Emater/RS-Ascar em Montenegro (Cetram), a primeira capacitação sobre o Programa para técnicos multiplicadores. Participaram da atividade técnicos dos 12 escritórios regionais da Instituição e das gerências estaduais de Planejamento, Técnica, Tecnologias da Informação e da SDR, além do presidente e do diretor técnico da Emater/RS, Clair Kuhn e Lino Moura; o diretor de Agricultura Familiar e Cooperativismo da SDR, Dionatan Tavares e o secretário da SDR Tarcísio Minetto.

As atividades foram coordenadas pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar da região de Frederico Westphalen, Valdir Sangaletti, e pelo coordenador estadual do Programa, Célio Alberto Colle. Foram apresentadas as ferramentas que serão utilizadas para a execução das ações do Programa como planilha econômica, questionário ambiental e social e plano de gestão, visando a organização das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural Social (Aters) para as famílias do meio rural. "A capacitação serviu para apresentar e discutir o Programa, fazendo os ajustes necessários", destaca Colle.

O Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar possuí foco nas famílias beneficiadas e nas unidades de produção familiar, com uma visão sistêmica, por meio das dimensões econômica, ambiental e social e, por isso, envolve a participação de toda a equipe dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Durante o mês de julho e início de agosto será realizada a capacitação para as equipes regionais e municipais e a apresentação do Programa nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. "Após a capacitação dessas equipes inicia a sensibilização das famílias, a partir do mês de agosto. Posteriormente, a adesão voluntária das famílias ao Plano de Gestão por um período de quatro anos", frisa Colle.

De acordo com o Programa, pelo menos 10% das unidades familiares selecionadas para a elaboração de um Plano de Gestão devem estar sob a coordenação de jovens e mulheres. Também deve haver por região administrativa da Emater/RS-Ascar a seleção mínima de duas unidades de referência sob a gestão de jovens; duas sob gestão de mulheres; duas com energias renováveis (biogás, fotovoltaica e eólica); duas com produção orgânica e/ou em transição e duas com agroindústria familiar.

O Programa

Lançado no dia 02 de junho, no Palácio Piratini, e instituído por meio do decreto nº 53.052/2016, o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar visa atender no mínimo 40 mil famílias de agricultores familiares em todo o Rio Grande do Sul, por quatro anos e 988 Unidades de Referência Técnica (dois estabelecimentos por município como referência). A meta é aumentar em, pelo menos, 20% a renda das famílias envolvidas por meio da adequação das atividades produtivas derivadas da nova sistemática de gestão, bem como aumentar a produção e a produtividade.

O Programa é monitorado no Acordo de Resultados na Sala de Governança na Secretaria Geral do Governo do Estado. O programa será monitorado e avaliado por meio de um Grupo Gestor formado por técnicos da Emater/RS-Ascar das 12 regiões administrativas, do Escritório Central e de integrantes da SDR, e visa ainda criar indicadores de impactos da extensão rural, nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. "A partir desse programa vamos levantar as demandas e encaixar as políticas públicas para que os Programas de Estado tenham maior efetividade. Queremos que o programa traga uma metodologia de trabalho no campo, que o agricultor possa se ver e tenha as atividades calendarizadas e planejadas", finaliza Colle.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.