CI

Filipinas suspende importação de frango brasileiro

Com medo de Covid país resolver suspender temporariamente as compras


Foto: MPT-RS

O Departamento de Agricultura (DA) das Filipinas resolveu suspender a partir desta sexta-feira (14) as compras de frango do Brasil. A medida vem um dia depois de a China ter dito que encontrou amostras de Covid-19 na superfície de asas de frango importadas de Santa Catarina.

O governo filipino informou que segue a Lei de Segurança Alimentar do país e a medida é de prevenção ao coronavírus. Os filipinos representaram cerca de 2% das exportações brasileiras no período de janeiro a julho, com cerca de 50 mil toneladas ou US$ 31,4 milhões. No ano o Brasil responde por cerca de 20% das importações de carne de frango do país. 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse, em nota, que ainda não foi informada oficialmente sobre eventual suspensão. Se confirmada, a ABPA diz que apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a apresentação dos esclarecimentos, "já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações".

A entidade reforçou o que já disse ontem de que não há evidências de que a carne possa transmitir o vírus. "Ao mesmo tempo, o setor exportador brasileiro reitera que todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos foram adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global". 

O caso

VEJA: China detecta Covid em frango brasileiro

Nesta quinta-feira (13) a cidade chinesa de Shenzhen disse ter identificado o coronavírus em asas de frango congeladas. O produto saiu da Aurora Alimentos, de Santa Catarina. A cooperativa disse, em nota, que não foi informada oficialmente e que a situação se tratava "apenas de fato originário de notícia veiculada em imprensa local daquele país asiático, sem qualquer confirmação oficial por parte da autoridade pública nacional da China".


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.