CI

Fungicida combate pinta preta da batata

A doença é a segunda de maior importância econômica para a cultura


Foto: Pixabay

Chega ao mercado brasileiro um novo fungicida que age contra uma das principais doenças da cultura da batata, a pinta preta. Com o nome comercial Acapela, lançado pela Corteva Agriscience, o produto traz uma das mais modernas picoxistrobinas do mercado, que oferece rápida absorção, movimento sistêmico e translaminar, redistribuição por vapor e capacidade de se difundir por meio das camadas cerosas das folhas

O fungicida auxilia na fisiologia e sanidade das plantas, possui ação preventiva, curativa pós-inicial e efeito anti-esporulante para controle da doença. O produto mantém a planta verde por um período maior, o que aumenta o rendimento e, consequentemente, a lucratividade do bataticultor.

A pinta preta é causada pelo fungo Alternaria solani e está presente em todas as regiões produtoras de batata no país. Conforme o Agrolink Fito, a doença, também conhecida como queima das folhas, ataca toda a parte aérea da planta, pecíolos e caule, causando manchas pretas. Sob calor e umidade prolongada, condições ideais para a doença, as perdas podem chegar a 70% na lavoura.

No Brasil, a batata é considerada a hortaliça mais importante, com produção anual de cerca de 3,5 milhões de toneladas e área de 100 mil hectares, segundo a Associação Brasileira da Batata (ABBA).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.