CI

Hortitec 2022: lançamento de cultivares de batata-doce e outras tecnologias no estande da Embrapa

Embrapa estará presente na 27ª Hortitec que ocorre no período de 22 a 24 de junho, em Holambra (SP)


Foto: Pixabay

Embrapa estará presente na 27ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que ocorre no período de 22 a 24 de junho, em Holambra (SP). Para o retorno presencial do evento, a Embrapa selecionou tecnologias - aplicativos, bioprodutos, cultivares e sistema de produção com potencial para fomentar a cadeia produtiva de hortaliças e flores.

As tecnologias em exposição no estande da Empresa foram desenvolvidas por profissionais da Embrapa Agrobiologia, Embrapa Hortaliças e Embrapa Meio Ambiente. Confira mais detalhes por meio deste link. 

Lançamento

Na quinta-feira (23/06), às 10h, no estande da Embrapa, serão lançadas as cultivares de batata-doce que se destacam pelos tons de roxo e de laranja, que são indicativos do alto teor de compostos bioativos benéficos para a saúde como as antocianinas e o betacaroteno, respectivamente.

A batata-doce BRS Cotinga e BRS Anembé possuem a casca e a polpa roxas, porém diferenciam-se quanto à destinação. A BRS Cotinga é recomendada para processamento industrial na forma de chips, farinha, xarope de amido e outros produtos derivados; e a batata-doce BRS Anembé para o mercado de mesa, em preparos culinários assados como purês, doces caseiros e pães. Já a batata-doce CIP BRS Nuti, desenvolvida em parceria com o Centro Internacional de la Papa (CIP) do Peru, tem casca e polpa alaranjadas e possui dupla aptidão, podendo atender ambas as finalidades.

Painel

Também no dia 23, ocorre o Painel Embrapa de Inovação & Negócios que nesta edição apresenta o tema “Bioinsumos para a produção de hortaliças". A programação inclui apresentações sobre a situação atual e as tendências de mercado de novos insumos agrícolas, produtos biológicos e alternativas para suprir a carência de fertilizantes minerais. As informações completas estão disponíveis no site.

Aplicativos, publicações e cursos

Dois aplicativos desenvolvidos pela Embrapa Agrobiologia estão entre as tecnologias disponíveis no estande da Empresa. O aplicativo Guia InNat - Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas permite o acesso rápido a imagens e informações técnicas sobre agentes naturais de controle mais comuns em cultivos agrícolas do Brasil. O aplicativo permite, entre outras ações, que o usuário compare a fotografia retirada com a sua câmera com uma galeria de imagens preexistentes. Confira no vídeo (https://youtu.be/ujiTBGOie-E)  as orientações sobre como utilizar o app. 

Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Embrapa desenvolveu um aplicativo com informações detalhadas de 276 espécies vegetais da Mata Atlântica. O Restaura Mata Atlântica pode ser usado em ambientes on-line ou off-line, é gratuito e disponível para download na loja de aplicativos.

Com o intuito de auxiliar os produtores rurais na correta identificação de pragas em lavouras de hortaliças, Embrapa Hortaliças publicou guias de campo com imagens ilustrativas e informações básicas sobre insetos, ácaros e moluscos que ocasionam danos aos cultivos olerícolas. As publicações também estão disponíveis gratuitamente neste link.

A Embrapa também irá esclarecer um pouco mais sobre o curso Produção Integrada de Folhosas - Curso online de formação de responsáveis técnicos e auditores. A capacitação é oferecida de forma contínua na plataforma E-campo.

Bioinsumos

Os visitantes do estande da Embrapa terão acesso a tecnologias inovadoras para a sustentabilidade da agricultura. O inocultante AURAS ®, tecnologia da Embrapa Meio Ambiente em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, será apresentado em detalhes na exposição. A solução tem como base uma rizobactéria isolada da raiz do mandacaru. Doze anos de pesquisas comprovaram a eficácia da rizobactéria como base de um bioinsumo para aumentar a resiliência das lavouras e a capacidade de tolerar longos períodos de estiagem e altas temperaturas.

As outras duas tecnologias relacionadas a essa temática são o composto orgânico 100% vegetal e o Xaxim Agroecológico, desenvolvidos pela Embrapa Agrobiologia. O composto orgânico foi criado a partir do uso de materiais como torta de mamona, bagaço de cana e palhada de capim elefante, sem a necessidade de adição de inoculantes ou adubos minerais. O substrato orgânico obtido a partir desse processo apresenta qualidade superior aos similares encontrados no mercado e pode ser utilizado também na agricultura orgânica.

O Xaxim Agroecológico é um vaso que funciona também como um substrato e auxilia no desenvolvimento da planta. Ecológico, ele é feito do milheto, uma espécie vegetal com rápido desenvolvimento de raízes que se transformam em uma estrutura em formato de vaso. Protegido por patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Embrapa disponibiliza a tecnologia por meio de parceria para produção e comercialização do produto. Saiba mais por meio de vídeo https://shre.ink/yBg; publicação: https://shre.ink/yBA; e folder: https://shre.ink/yBE.

Cultivares

Além das batatas-doces, Embrapa Hortaliças levará para a Hortitec a cultivar de cenoura BRS Paranoá. Lançada em 2021, a cultivar apresenta características que permitem aumentar a produtividade e facilitar o cultivo da raiz em sistemas orgânicos de produção, tendo em vista sua alta resistência à queima-das-folhas (principal doença da cultura), e o padrão de qualidade de raiz, com coloração intensa. Ela é recomendada para plantio no período do verão, época com condições mais adversas para o plantio da raiz e entressafra das cultivares convencionais plantadas no inverno, o que abre uma janela valiosa de mercado.

Produto

Outra tecnologia que será apresentada é o pulverizador eletrostático. O dispositivo permite adaptar o uso da eletrostática em pulverizadores terrestres com bicos hidráulicos convencionais. A maior eficiência da pulverização eletrostática tende a demandar menor quantidade de inseticidas e outros agrotóxicos ao longo do ciclo das culturas, diminuindo os custos e favorecendo o meio ambiente".

De acordo com os organizadores da Hortitec, a edição de 2022 reunirá 470 empresas expositoras brasileiras e estrangeiras e espera receber cerca de 30 mil visitantes, de diversas regiões do País e do Exterior.

Serviço: 27ª Hortitec

Data: de 22 a 24 junho de 2022

Horário: das 9h às 19h nos dias 22 e 23 e das 9h às 17h no dia 24.

Local: Parque de Exposições da Expoflora - Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra/SP.

Ingressos: R$ 50,00/inteira e R$ 25,00/estudantes e público a Terceira idade.

Informações adicionais: www.hortitec.com.br ou (19) 3802-4196.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.