CI

IGP-DI sobe apenas 0,03% em setembro com forte queda de agropecuários no atacado

O resultado informado nesta sexta-feira ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters


O resultado informado nesta sexta-feira ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou com força a alta para apenas 0,03 por cento em setembro, contra 0,43 por cento em agosto, diante da forte queda dos produtos agropecuários no atacado e do alívio nos preços ao consumidor.

O resultado informado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,16 por cento, segundo a mediana das projeções.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) caiu 0,03 por cento em setembro depois de subir 0,50 por cento em agosto. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

No IPA, os preços dos produtos agropecuários tiveram queda de 1,56 por cento no período, conta avanço de 0,88 por cento em agosto.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) mostrou desaceleração da alta a 0,07 por cento no mês, após subir 0,32 por cento em agosto. O IPC-DI mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI), por sua vez, subiu 0,33 por cento em setembro, sobre 0,29 por cento no mês anterior. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.