ILPF é alternativa em pequenas propriedades

ILPF

ILPF é alternativa em pequenas propriedades

Sistema pode aumentar renda de carne e leite
Por: -Eliza Maliszewski
390 acessos

Quem acha que é preciso ter uma grande área para implantar a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) pode usufruir dos benefícios do sistema também em pequenas propriedades rurais para produção de carne e gado leiteiro, tendo ganhos em produtividade sem esquecer da sustentabilidade. A ILPF, que alia recursos agrícolas, pecuários e florestais permite várias formas de cultivo seja de forma consorciada, de sucessão ou rotação.

“A tecnologia pode ser utilizada pensando em recuperar a capacidade produtiva do solo com pastagem degradada, restabelecer a fertilidade aumentando, assim, a qualidade da alimentação animal, dar maior conforto térmico aos animais quando implantada junto com a floresta além de captar CO2 do ambiente diminuindo o efeito estufa”, como destaca o pesquisador da Embrapa Cocais, Joaquim Bezerra.

Em relação aos benefícios econômicos as vantagens em pequenas áreas de pecuária também pode ser notada. Uma área degradada pode receber o cultivo de milho onde o capim e o milho não competem e em até 150 dias é possível uma colheita de 150 sacas/há. Depois disso a produção de carne/há pode subir de 30kg para até 450kg.

Para o pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Luciano Muniz, esse aumento de produtividade é possível porque naquela pastagem degradada antes eram necessários dois hectares para manter uma unidade animal. A pastagem recuperada pode ater três unidades pecuárias por hectare, com ganho médio de 400 gramas por unidade animal/dia. Ele aconselha que o produtor faça o teste em uma área de 10 a 20% da sua propriedade e leve em conta que é necessário um investimento inicial.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink