Índia busca investir em microirrigação para sustentabilidade
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Pixabay

MUNDO

Índia busca investir em microirrigação para sustentabilidade

Irrigação tradicional vem gastando muita água
Por: -Leonardo Gottems
115 acessos

A Índia está enfrentando o duplo desafio de escassez de água e explosão populacional. A atual crise de água afetou quase 600 milhões de pessoas e espera-se que apenas piore, já que a população do país deve aumentar para 1,6 bilhão até 2050.m O setor agrícola é o maior consumidor de água na Índia. É responsável por aproximadamente 90% dos 761 bilhões de litros da retirada anual de água doce do país. O consumo per capita de água no setor agrícola varia de 4.913 a 5.800 quilolitros per capita por ano. 

A irrigação contínua por meio de práticas tradicionais desde a introdução da Revolução Verde na década de 1960, no entanto, começou a mostrar seus inúmeros efeitos nocivos na qualidade e altura da água subterrânea, alagamento, salinidade do solo, saúde do solo, produtividade da cultura, produtividade do fator parcial e economia de custos das práticas agrícolas. É aqui que a microirrigação assume importância. 

A microirrigação ganhou prevalência quando o Parlamento foi abalado com a questão dos suicídios de agricultores. Percebendo a importância e os prováveis benefícios do processo de dobrar a renda dos agricultores junto com a sustentabilidade agrícola e a qualidade ambiental, o governo da União lançou um programa abrangente chamado Pradhan Mantri Krishi Sinchai Yojana ou “mais safra por gota”. 

Segundo o programa, a assistência financeira de até 55 por cento está disponível para pequenos agricultores e agricultores marginais e 45 por cento para outros agricultores para adoção de sistemas de microirrigação. O padrão de financiamento entre os governos da União e a participação do governo estadual desde novembro de 2015 tem sido 60:40 para todos os estados, exceto os estados do Nordeste e Himalaia, para os quais o padrão de financiamento é 90:10. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink