Inteligência artificial mede emocional de vacas e porcos
CI
Imagem: Pixabay
TECNOLOGIA

Inteligência artificial mede emocional de vacas e porcos

Testes atuais mostraram que o sistema é aproximadamente 85% preciso
Por: -Leonardo Gottems

Um cientista da Universidade e Pesquisa de Wageningen, na Holanda, criou um aplicativo baseado em inteligência artificial que pode medir o estado emocional de animais de fazenda a partir de fotos tiradas com um smartphone. Em seu artigo carregado no servidor de pré-impressão bioRxiv, Suresh Neethirajan descreve seu aplicativo e como funcionou bem quando testado. 

Pesquisas anteriores e evidências anedóticas mostraram que os animais de fazenda são mais produtivos quando não estão vivendo em condições estressantes. Isso levou a mudanças nas práticas agrícolas, como proteger os olhos das vacas do bico usado para matá-las antes do abate para evitar que os hormônios do estresse entrem na carne.  

Pesquisas mais recentes sugeriram que proteger os animais de fazenda pode não ser suficiente. Adaptar seu ambiente para promover calma ou até alegria também pode produzir os resultados desejados. Vacas ou cabras felizes, por exemplo, provavelmente produzirão mais leite do que as entediadas. Mas, como Neethirajan aponta, o estado emocional de um animal pode ser bastante subjetivo, levando a conclusões incorretas. Para resolver esse problema, ele adaptou um software de reconhecimento de rosto humano para uso na detecção de emoções em vacas e porcos. 

Testes atuais mostraram que o sistema é aproximadamente 85% preciso. Neethirajan sugere, no entanto, que mais ajustes são necessários, mas observa que, uma vez concluído, pode servir como uma ferramenta útil para melhorar a qualidade dos produtos produzidos por meio do monitoramento contínuo do gado. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink