IPPA/CEPEA sobe 5,2% em julho
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,700 (-0,05%)
| Dólar (compra) R$ 5,47 (1,25%)

Imagem: Divulgação

AVANÇO

IPPA/CEPEA sobe 5,2% em julho

De junho para julho, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia
Por: -Aline Merladete
1451 acessos

Em julho, o IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) registrou alta nominal de 5,2% frente a junho. Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado do Índice geral reflete o movimento de avanço observado em todos grupos de produtos acompanhados, com destaque para o IPPA-Pecuária, que registrou aumento de 7,7%; seguido pelo IPPA-Hortifrutícolas, de 5,6%; pelo IPPA-Grãos, de 4,9%; e pelo IPPA-Cana e café, com crescimento modesto de 0,3%.

No caso da pecuária, o resultado foi impulsionado pelas valorizações observadas para o boi gordo, leite, suínos e frango vivo. No caso dos hortifrutícolas, o avanço refletiu a alta nos preços da banana e da laranja. Para os grãos, o preço da soja, que possui o maior peso relativo na composição do índice geral, teve elevação considerável, seguido pelo do milho e também do arroz.

E, por fim, o índice composto por cana-de-açúcar e café, que passou a integrar o IPPA/CEPEA a partir de junho, contrapôs a elevação no café e o recuo na cana. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos industriais, calculado e divulgado pela FGV, teve alta de 2,95% – logo, de junho para julho, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia. 

*Com informações do boletim informativo do Cepea.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink