CI

Lançado inseticida com mecanismo de ação inédito

Indicadores de controle da ordem de 100% de populações da traça-do-tomateiro


Foto: AgrolinkFito

A Sipcam Nichino revelou que lançará no mês de novembro no Brasil o inseticida OHKAMI, que é de patente da japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A informação foi divulgada pelo portal especializado AgroPages. 

De acordo com a fabricante, o produto recebeu registro dos órgãos oficiais e chega ao mercado ancorado em dados relevantes de efetividade no controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). Essa é considerada a mais desafiadora e destruidora praga da tomaticultura do Brasil, e será o único alvo biológico de OHKAMI no País.

Pesquisadores da área técnica da Sipcam Nichino reforçam que OHKAMI possui um mecanismo de ação inseticida único no Brasil para o manejo da traça-do-tomateiro. O produto age por contato e tem como ingrediente ativo o composto Tolfenpyrad.

“Observamos, nos ensaios a campo, indicadores de controle da ordem de 100% de populações da traça-do-tomateiro, originárias de várias regiões do País”, adianta Sergio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.

“Empregado seguindo orientações técnicas, Tolfenpyrad evita o desenvolvimento de resistência cruzada por parte da praga, pois consiste num ingrediente ativo ainda não exposto nas lavouras de tomate do Brasil”, continua Camargo. 

Outro aspecto relevante, e que respalda a eficácia do inseticida no controle da traça-do-tomateiro, observa Camargo, é o conjunto de propriedades adulticida, lagarticida e ovicida reunidos na formulação de OHKAMI.

Especialistas ressaltam que a traça-do-tomateiro ocorre durante o ano todo, sobretudo nos períodos mais secos. Fêmeas adultas depositam ovos nas folhas, hastes e nos frutos de tomate. De três a cinco dias depois, lagartas eclodem e passam a se alimentar das estruturas da planta e dos frutos. 

Não controlada, a praga transfere danos de 70% a 100% da produção, dizem pesquisadores. A praga também apresenta elevada capacidade para se multiplicar: cada fêmea é capaz de depositar, em dez dias, de 55 a 130 ovos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.