CI

Lavouras de milho avançam com atenção à cigarrinha

Colheita do milho avança com tempo estável no RS


Foto: Agrolink

A colheita do milho no Rio Grande do Sul vem ganhando ritmo com o predomínio de tempo estável e precipitação reduzida, conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (22). Segundo o boletim, as condições climáticas favoreceram o avanço dos trabalhos em várias regiões, inclusive em áreas onde a umidade dos grãos permanece acima de 20%. Nesses casos, a colheita segue para “liberar as áreas ao plantio de soja ainda dentro do calendário da semeadura, que se encerra em 28/01”.

Na região da Campanha, as lavouras irrigadas foram beneficiadas pelas chuvas regulares registradas desde o fim de dezembro, o que possibilitou redução de custos com energia e combustível. Já para as áreas de sequeiro implantadas em setembro, as expectativas são menores em razão da combinação de excesso de chuvas no período de estabelecimento e estresse hídrico durante as fases críticas de pendoamento e enchimento de grãos.

De acordo com a Emater/RS-Ascar, a cotação do milho manteve-se estável no período, com oferta de contratos de entrega de curto prazo, com liquidação em março, assegurando os preços vigentes. Em diversas localidades, a produtividade tem se mostrado satisfatória, e o aspecto fitossanitário das lavouras é avaliado como positivo. A estimativa da instituição aponta área cultivada de 785.030 hectares e produtividade média de 7.370 quilos por hectare.

O informativo também destaca o mapa de ocorrência da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) no Estado, referente ao período de 12 a 18 de janeiro de 2026. O levantamento indica ampla presença do inseto em diferentes regiões, com registros de alta ocorrência populacional. Segundo a Emater/RS-Ascar, esses dados “demonstram pressão significativa da praga”, elevando o risco de disseminação do complexo de enfezamentos, sobretudo em lavouras em estádios iniciais. Diante desse cenário, o boletim alerta produtores que já implantaram ou estão implantando o milho safrinha para que intensifiquem o monitoramento das áreas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7