Menos soja no Mato Grosso: E AGORA?
CI
Imagem: Nadia Borges
MAIOR PRODUTOR

Menos soja no Mato Grosso: E AGORA?

Já a produtividade foi indicada menor, devido a alta incidência de chuvas na colheita
Por: -Leonardo Gottems

Maior produtor brasileiro de soja, o estado do Mato Grosso deve confirmar a colheita de 38,88 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 2 de Maio, pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os números são os mais aproximados da realidade, pois essa é a revisão de safra consolidada após a colheita de soja ter sido finalizada. 

De acordo com os dados do boletim divulgado pela instituição, a revisão ficou 0,8% inferior à estimativa de março, mas 7,85% maior que safra anterior, quando foram colhidas 35,947 milhões de toneladas. A área ficou inalterada em relação a estimativa anterior e é indicada em 10,92 milhões de hectares, destaca a Consultoria Ag Resource Brasil. 

Por outro lado, a área é maior na relação com a temporada passada, quando haviam sido plantadas 10,294 milhões de hectares, de acordo com levantamento de Maio de 2021 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). “Já a produtividade foi indicada menor, devido a alta incidência de chuvas na colheita resultando em tombamento de plantas, doenças e anomalias de vagens, bem como atraso na entrega de dessecante. Com isso a produtividade foi reduzida de 59,84 para 59,37 sc/ha”, aponta a AgResource Brasil.

SAFRA NOVA 22/23

Na primeira estimativa referente a próxima safra, o Imea indicou um aumento de área plantada de 2,82% em relação ao dado consolidado da safra 21/22, devido a conversão de áreas de pastagens para o cultivo da oleaginosa. “Com isso a área deve atingir 11,22 milhões de hectares. Já a produtividade é indicada abaixo da safra atual, em 58,62 sc/ha. Com isso a produção do estado deve atingir 39,48 milhões de toneladas na próxima temporada”, conclui a filial da empresa norte-americana AgResource Company.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.